ABONO SALARIAL – 19,6 milhões têm direito, e você?


ABONO SALARIAL— 19,6 milhões  têm direito -  e você?

Hoje fui sacar o meu Abono Salarial do PIS. Ao chegar no Banco, notei que grande parte das pessoas estavam lá para fazer o mesmo, porém, a maioria delas (quase todas) não tinham direito ou não sabiam a data de recebimento, e olha que a tabela estava bem visível. Por isso, vou explicar detalhadamente como funciona.

O que é?

Abono Salarial é um benefício dado uma vez a cada ano e equivale a um salário mínimo vigente no ato do pagamento, (neste momento R$545,00 reais) assegurado ao trabalhador cadastrado no programa PIS que atenda as exigências previstas em lei.

Tem o direito a receber você que:

  • Está cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos, não precisa ser consecutivos;
  • Tenha trabalhado, no mínimo 30 dias de carteira assinada no ano-base, neste caso (no ano de 2010), tendo recebido, em média, até dois salários mínimos mensais no ano de 2010, não mais;
  • Tenha sido informado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado. Obs: a maioria das empresas que assinam carteira faz isso.

Não tem direito a receber:

  • Quem não atende os itens informado a cima;
  • Quem recebeu mais do que dois salários mínimos mensais no ano de 2010; Trabalhador urbano ou rural vinculado a empregador Pessoa Física;
  • Empregado doméstico;
  • Menor aprendiz.

Recebimento:

  • Nas agências da CAIXA e terminais de auto-atendimento;
  • Lotéricas;
  • Por folha de pagamento, se for formalizado convênio CAIXA PIS – Empresa;
  • Por meio de crédito em conta corrente ou poupança, para clientes da CAIXA.

Uma ótima notícia: Também é possível que o benefício seja creditado automaticamente em sua conta corrente ou poupança CAIXA, desde que você seja o único titular. Nesse caso, o crédito é depositado antecipadamente, isto é, antes do início do Calendário de Pagamentos. Foi o que aconteceu comigo.

Exemplo: Eu nasci em março e só receberia a partir de outubro, conforme calendário, porém, tenho conta poupança na caixa e já depositaram antecipadamente, fiquei hiper feliz (risos), quem sabe o seu não está disponível também?

Consulte: https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp

Caso você não queira que o pagamento do Abono Salarial seja realizado através de crédito em conta, basta fazer essa opção em qualquer agência da CAIXA. Ah! Com seu cartão cidadão você também saca.

Informações pelo SAC CAIXA – 0800 726 0101

Tome nota: Se você perder a data estipulada de recebimento do seu benefício, ele não acumula para o próximo mês, ou seja, você PERDE R$545,00, ou o valor vigente, fique ligado!

Texto: Wanessa Marçal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.