Competitividade Chinesa ameaça o crescimento do Brasil

china Parceira e Concorrente
Chinesa conta Notas de Dinheiro

O Editorial do Jornal Baiano Correio* deste domingo, 18 de Setembro de 2011, apontou para a flexibilidade e prontidão dos chineses para produzir produtos  industrializados como representando uma “ameaça[bb]” aos concorrentes internacionais incluindo o Brasil.

Fabricantes chineses já produzem carros[bb] que funcionam com peças de reposição de montadoras concorrentes. O que pode tornar seus carros super competitivos, visto que caso uma peça venha a falhar o comprador não precisaria importar nova peças e simplesmente recorrer a uma fabricante local.

Ainda no mesmo artigo o jornal citou o ex-embaixador do Brasil[bb] na China,[bb] Luiz Algusto de Castro Neves, que apontou os principais entraves ao desenvolvimento brasileiro como tendo cinco aspectos principais: Juros[bb] altos, cambio forte, tributação alta burocracia e infraestrutura deficiente. Para ele esses são os principais pontos em que a China se encontra melhor do que o Brasil.

Mas segundo o Jornal, Luiz Algusto também lembrou que este problemas, embora complexos, são todos brasileiros, ou seja,  os chineses estão apenas se saindo muito melhor nestes aspectos do que os brasileiros e se não correr o Brasil ficará para trás.

Quer ler mais? confira o artigo – Agenda Bahia: China é ao mesmo tempo parceira do Brasil e competidora clicando aqui.

Texto de Fábio Santos para o Nuve(n)Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.