HORÁRIO DE VERÃO CHEGA A BAHIA A TODO VAPOR

Acordar e estar ainda no escuro, ligar a tevê para assistir um programa e ele já ter passado, almoçar com a sensação de que ainda é muito cedo, olhar o relógio e não acreditar que ainda são sete da noite porque o céu está claro. Esses são alguns aspectos ligados ao horário de verão (que após oito anos sem adoção pela Bahia) foi trazido de volta pelo governador Jaques Wagner.

Horário de Verão

Com esta decisão, a Bahia se torna o único estado do Nordeste a seguir o horário de verão. O objetivo é economizar[bb] energia e poupar o meio ambiente, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas, o que contribui para a prevenção de sobrecarga do sistema energético em horários de pico. Mas a medida não funciona tão bem nas regiões próximas ao equador, visto que a diferença entre o dia e a noite não é tanta quanto em regiões mais distantes da linha do equador. Ainda assim, alguns defendem que a implementação do horário de verão nessas localidades traz pouco aproveitamento.

A Bahia[bb] deixou de aderir ao horário de verão em 2003, sob a liderança do então governador Paulo Souto. Na época ele fez uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra o horário. A mudança no relógio entra em vigor dia 15 de outubro e segue até dia 26 de fevereiro de 2012.


A fim de combater a resistência e o preconceito contra o sistema do horário de verão, o governo do estado adotou a campanha, “Eu quero + 1 hora no meu dia”, a proposta de Jaques Wagner é mobilizar a população utilizando principalmente as redes sociais para fomentar os benefícios da adesão, como por exemplo, a influência da claridade na saída do trabalho, possibilitando lazer e evitando assaltos em ruas escuras.

Apesar da proposta da Campanha, diversos seguimentos não foram receptivos a nova “ordem”, como por exemplo, os rodoviários, que argumentam ter que acordar bem mais cedo, o que não é diferente do setor de panificação, onde os comerciantes já reclamam e dizem que vão ter impactos na produção[bb], já que a mesma deverá ser horario-de-verao2realizada ainda mais cedo que o normal.

Texto – Mia Lopes* (Colaboradora do Nuve(n)Digital)

Edição e Adaptação de texto – Wanessa Marçal e Fábio Santos

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      *

      Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.