SUSTENTABILIDADE – A GARANTIA DE UM FUTURO MELHOR

"Pratique a Sustentabilidade"
"Pratique a Sustentabilidade"

Conferências, palestras e debates sobre a perspectiva ambiental têm acontecido em todo mundo. Estes eventos, que reúnem autoridades governamentais e membros do terceiro setor, são uma forma de mobilizar o planeta no intuito de criar formas apropriadas para o uso dos recursos naturais. A sustentabilidade é o ponto transversal desta discussão que, após o agravamento dos problemas decorrentes do aquecimento global, tem se tornado cada vez mais frequente na sociedade.

Nunca se falou tanto em sustentabilidade. O termo é a característica de um processo que tem as consequências de seus fins como preocupação fundamental, no sentido de prejudicar o mínimo possível o equilíbrio entre o meio ambiente e os seres vivos. A reciclagem é um dos principais exemplos de processo sustentável, uma vez que, além de preservar a natureza, gera riqueza através de produtos criados a partir de artigos como vidro, alumínio e papel.


O debate sobre esta perspectiva começou a ser desenhado em 1972 na Conferência das Nações Unidas sobre o meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment – UNCHE), em Estocolmo, na Suécia. Aquela foi a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira destinada a discutir as ações do Homem em relação ao espaço em que vive.

A fiscalização dos processos produtivos empresariais foi um dos primeiros passos do governo brasileiro neste aspecto. Em 1975, a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema), criada pelo então presidente Emílio G. Médici, adotou o Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras (SLAP), com o objetivo de analisar os impactos ambientais criados a partir das atividades desenvolvidas pelas empresas instaladas no Brasil. Atualmente, este serviço é desempenhado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que atua junto com as secretarias estaduais de meio ambiente, espalhadas por todo país.

Apesar do índice de poluição continuar alto em todo o planeta, muitas estratégias políticas têm contribuído para sensibilizar algumas instituições brasileiras. No ano 2000, por exemplo, o Governo do Brasil criou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, tendo como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de posição sobre os problemas ambientais.

Empresas brasileiras dos mais diversos setores têm se articulado no sentido de estabelecer a dinâmica sustentável em suas atividades. Elas estão cada vez mais envolvidas com a utilização das fontes renováveis em seus processos de produção. Diversas organizações têm reconhecido o trabalho destas empresas, promovendo premiações com repercussões internacionais.

Projetos de carros elétricos para diminuir a emissão de carbono, investimentos em práticas socioambientais e a reutilização de elementos fundamentais à humanidade como a água são alguns dos processos sustentáveis implantados nestas empresas, com o objetivo de contribuir para o necessário equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades que nele habitam.

Texto: Cris Manaia (Colaborador do Nuve(n)Digital e Criador do blog crismanaiatextos) – Edição de texto – Wanessa Marçal

2 Comentários para: “SUSTENTABILIDADE – A GARANTIA DE UM FUTURO MELHOR

  1. Pingback: O que é sustentabilidade econômica? |

  2. Pingback: O segredo para uma redação Enem 2012 campeã |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.