CAIXA ECONÔMICA VOLTA ATRÁS, E AGORA, COM UM MACHADO DE ASSIS NEGRO

Depois de reivindicações, apelos e manifestos em toda a rede (principalmente nas sociais) a Caixa Economica Federal volta atrás em seu comercial e coloca o escritor Machado de Assis na sua cor real.


A Caixa Econômica Federal informou no último dia (11) que  começou a  ser veiculada na segunda-feira (10) a nova versão da peça publicitária sobre os 150 anos da instituição. Desta vez, um ator negro interpreta o escritor Machado de Assis. O novo vídeo foi feito para corrigir[bb] a representação de Machado que, na propaganda original suspensa em setembro, foi interpretado por um ator branco, o que deixou a população negra inconformada.

O Nuve(n)Digital havia publicado um informe sobre esse episódio, veja: http://nuvendigital.com/?p=1165

Além de receber críticas feitas na internet, e de ativistas que defendem o “enegrecimento” de mulatos, caboclos, cafuzos e todos os outros pardos e mestiços, o comercial foi alvo no dia 19 de setembro de uma queixa formal  por parte da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir-PR), onde foi dito em comunicado, que a “Caixa deve corrigir a produção deste vídeo, reconhecendo o equívoco e considerando o diálogo que vem mantendo com a sociedade ao longo da sua trajetória institucional”.

A campanha original com um ator branco interpretando Machado, (suspensa em setembro) também pode ser vista no You Tube é só clicar.

A Caixa corrigiu o erro

No dia 21 de setembro, quando a Caixa anunciou a decisão de suspender a campanha publicitária na TV, o próprio presidente do banco, Jorge Hereda, pediu desculpas à população e aos movimentos ligados às causas raciais.

Essa foi a nota de desculpas do banco:

“O banco pede desculpas a toda a população e, em especial, aos movimentos ligados às causas raciais, por não ter caracterizado o escritor, que era afro-brasileiro, com a sua origem racial”, disse o presidente da Caixa, Jorge Hereda.

Veja abaixo o novo comercial da Caixa depois dos manifestos… E é claro, vale ressaltar que desta vez trocaram a atriz Glória Pires (branca) por um ator (negro), além de mudar também o texto, que agora vem numa versão  .. “Em respeito a história da Caixa e em respeito ao povo brasileiro…”

Texto: Wanessa Marçal

2 Comentários para: “CAIXA ECONÔMICA VOLTA ATRÁS, E AGORA, COM UM MACHADO DE ASSIS NEGRO

  1. Parabéns pela matéria acredito que de alguma forma o nuvem digital também tenha colaborado para que isto acontecesse! Agora sim o comercial está bem melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.