A ESCASSEZ DA ÁGUA

Escassez de Água
 – Escassez de Água

O Brasil possui o maior manancial subterrâneo de água potável do mundo – o Aquífero Guarani. Acredita-se que o volume de água seja suficiente para abastecer a população brasileira atual por 2.500 anos. Porém, com base nos dados abaixo percebemos que a situação não é bem assim.

Veja:

No mundo

1,2 bilhões de pessoas não têm água de qualidade para beber;
2,4 bilhões de pessoas não têm serviços sanitários adequados;
Milhões de crianças morrem a cada ano de doenças causadas por água contaminada;
Em 2025, cerca de 40% da população da Terra terão problemas com água potável.

No Brasil

20% da população ainda não têm acesso à água potável;
40% das torneiras não tem água confiável;
50% das casas não tem coleta de esgotos e
80% do esgoto coletado é jogado diretamente nos rios, sem qualquer tratamento;
54,4% das crianças de zero a 6 anos vivem em residências sem saneamento adequado.

Esses são dados preocupantes!

– Não é de hoje que os governantes, assim como a mídia, alertam a população para a “Escassez da Água” o que agora parece estar bem mais presente, já que cerca de um bilhão de pessoas já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias.


Um documento divulgado pela ONU alerta que a principal disputa no planeta nos próximos 50 anos não será por petróleo, ouro, carvão ou minérios, mas sim por água. Calcula-se que 3,9 bilhões de pessoas no mundo podem sofrer com a falta de água até 2030, o que significa 47% da população mundial estimada para 2030. As águas ocupam 71% da superfície do planeta e já é considerado o bem mais valioso. Ela vem de diversas origens como rios, oceanos, nascentes, córregos, poços artesianos, lagos, lagoas, etc.

O consumo médio de água no Brasil, envolvendo os setores, comercial, residencial, público e industrial, está estabilizado na faixa de 150 litros por habitante/dia. Para a média nacional, é um consumo bom, e que não indica mau uso da água. Porém, precisamos refletir em outras variáveis e não na disponibilidade de água encontrada “ainda” na natureza, em volumes “aparentemente” inesgotáveis, pois conforme os números – em um futuro bem próximo não será mais assim. 

Preocupado com essa visão de “escassez de água” o Nuve(n) digital dá algumas dicas para você e sua família economizar, confira:

1. No banho: Molhe seu corpo, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes com a torneira desligada. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa, dos últimos enxágues.

10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA – Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

Adote o Uso Social da Água!

Ao seguir essas dicas tenha certeza que sua conta de água terá uma redução considerável, e além de economizar, você contribui para preservação da água

Wanessa Marçal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.