DIVERSÃO – DEZ DICAS PARA APROVEITAR O VERÃO BRASILEIRO

Com mais de 192 milhões de habitantes, o Brasil é o maior país da América do Sul, quinto do mundo em área territorial e é uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo.

De 21 de dezembro a 21 de março, o Brasil vive a estação mais aguardada do ano. O sol e o calor convidam nativos e turistas a desempenharem diversas atividades que se distribuem por todos os estados nesta época do ano.

Agregando o maior número de estados do país, a região Nordeste foi o berço da colonização brasileira e é uma das áreas mais visitadas por turistas durante o verão. As festas e as praias são os principais atrativos de estados como Bahia e Pernambuco.

Em Pernambuco, as praias do Pina, Boa Viagem e Piedade são alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Na Bahia, as praias do Litoral Norte convidam milhares de pessoas a se bronzearem junto com um dos povos mais alegres do país.


Um dos mais belos shows da natureza pode ser visto em Salvador durante as tardes de verão. É o pôr-do-sol da praia do Porto da Barra, eleita a terceira melhor praia do mundo pelo jornal inglês The Guardian. O fenômeno é esperado nos finais de tarde por uma multidão de banhistas que aplaudem o espetáculo, frente às águas mornas e calmas do local.

Os ensaios de verão, na Bahia, também atraem inúmeras pessoas em todos os dias da semana. Axé, pagode, arroxa, samba e outros ritmos, fazem a alegria dos fãs de artistas baianos. A segunda-feira, por exemplo, já é tradicionalmente conhecida pelo ensaio de uma das bandas mais queridas do país. Na festa, denominada como “Melhor Segunda-Feira do Mundo”, o grupo de pagode Harmonia do Samba (liderado pelo cantor Xanddy) irradia milhares de pessoas na capital baiana, e olha que vem gente de todo o Brasil, e até do mundo, para curtir esse dia “atípico” de festa.  

Um dos maiores eventos musicais, acontece também no verão brasileiro, é o “Festival de Verão de Salvador”, realizado no Parque de Exposições da capital baiana. Com atrações nacionais e internacionais, o festival reúne pessoas de todo e tem a mistura de ritmos como uma das principais características. Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Glória Gaynor, Milton Nascimento, Marisa Monte, Cássia Eller, Jason Mraz, Akon e Alanis Morissette foram algumas das atrações que passaram pelo palco do evento, que geralmente acontece no mês de janeiro.

A maior festa de rua do planeta é também um dos eventos mais esperados dos brasileiros. O carnaval da Bahia acontece em diversas partes da capital baiana. Os principais trajetos são o Circuito Osmar (Avenida) e o Circuito Dodô (Barra Ondina), por onde passam os trios elétricos com bandas e artistas que esquentam ainda mais o verão da cidade, durante seis dias.

Menor do que o da Bahia, mas não menos animado, é o carnaval do Recife, onde formas diferentes de carnaval de rua, como desfiles de agremiações carnavalescas e apresentações de cantores e conjuntos musicais em palanques específicos, levam diversão a milhares de pessoas. Uma das maiores atrações da festa é o “Galo da Madrugada”, maior bloco carnavalesco do mundo, que se apresenta no sábado de carnaval.

Mas pra quem quer folia sem precisar ir atrás dos trios elétricos, a região Sudeste abriga uma das mais belas festas do mundo. Os desfiles das escolas de samba, dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, é um convite à alegria. Sambas de enredo, fantasias, carros alegóricos e muita alegria fazem parte da festa. No Rio de Janeiro, escolas de samba como Mangueira, Beija-Flor, Portela e Imperatriz Leopoldinense desfilam no Sambódromo da Sapucaí durante dois dias. Em São Paulo, os desfiles acontecem no Sambódromo do Anhembi, onde se apresentam escolas como Vai-Vai, Camisa Verde e Branco e Gaviões da Fiel. 

Assim como na Bahia, onde as bandas fazem shows como prévias para o carnaval, o Rio de Janeiro e São Paulo também são palcos para os ensaios, mas não são de bandas de pagode nem de axé; são os ensaios das escolas de samba. Nas festas, as comunidades locais se reúnem nas sedes de cada uma das escolas para ensaiar o samba de enredo e as coreografias do ano, atraindo pessoas de todo país, inclusive artistas, com muita música e diversão.

Quem é apaixonado por belas paisagens também tem opção no verão brasileiro. No Maranhão, o “Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses” é um convite ao paraíso. Com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce, o local já serviu de cenário para várias produções brasileiras, como o filme Casa de Areia, estrelado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres.

E quem gosta de arquitetura e história pode aproveitar as férias no verão para visitar Ouro Preto, primeira cidade brasileira a ser declarada pela UNESCO, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Famosa por sua arquitetura colonial, Ouro Preto é uma das mais belas cidades do Brasil, se destacando ainda, por suas cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área nativa, bem como as atividades culturais como teatro, música, artesanato e literatura.

Com todas essas dicas fica fácil escolher o seu roteiro para o verão, aproveite e se de divirta!

Texto: Cris Manaia 

Edição: Wanessa Marçal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.