Itália e Grécia – Uma dobradinha Europeia

Artigo no New York Times aponta para a problemática na tomada de decisões como mais um dos problemas da Grécia e da Itália.
Na mesma semana, em que a sugestão de George Papandreou, para a
realização de um referendo com a população grega sobre a permanência ou não da Grécia na Zona do Euro lhe acabou custando o cargo de primeiro-ministro; a Itália, a próxima nação Européia em risco de defaut ainda não propôs nada que represente um avanço definitivo rumo à resolução de sua crise econômica.

 

premiê grego
ex-primeiro ministro grego George Papandreou

Enquanto Investidores aumentam pressão para que ações mais concretas sejam tomadas, analistas dizem que os riscos políticos envolvendo popularidade é que são os verdadeiros obstáculos para os partidos lideres tomarem medidas fortes frente à crise.

Uma semana nada tranquila

Depois de uma semana de discussões sobre a permanência ou não da Grécia na zona Euro, o futuro do Euro ainda continua a depender de como a Grécia e a Itália vão lidar tanto com a sua política partidária quanto com suas dívidas.

Segundo um artigo publicado no site New York times, (clique aqui para ler) desequilíbrios entre a necessidade de ação no âmbito da dívida pública e os efeitos destas ações na popularidade de partidos políticos tornaram governos em questão incapazes de oferecer soluções permanentes para os problemas financeiros.

Cedo ou tarde, os governos terão de lidar com a crise – o que pode requer medidas pouco populares. E tomar decisões impopulares em uma era onde a popularidade é um fator chave para a permanência de um partido na cena política de um país torna a tomada de decisões bem mais complicada. Finalmente, O artigo termina apontando para uma das vantagens momentâneas da Itália sobre a Grécia, Segundo ele, a Itália ainda dispõe da vantagem de poder aprender com os erros da Grécia antes que o resto do mundo comece a cobrar respostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.