CRISE JÁ GERA CONTRAÇÃO NA OFERTA DE CREDITO GLOBAL – PAÍS AINDA INVESTE POUCO EM INOVAÇÃO

Com o agravamento da crise na zona do euro uma contração na oferta de credito já é percebida no Brasil. Isso porque em momento de incerteza investidores tendem a ser muito mais cautelosos. De acordo com a análise de José roberto campos publicado no jornal Valor econômico de hoje, os Bancos americanos e europeus já estão racionando credito. Mas, enquanto alguns temem uma contração de credito violenta, outros acreditam que a retração não deve afetar tanto os países do Bric , Brasil, china, índia e Rússia, já que estes são aqueles países que demonstram um crescimento constante e também restariam pouquíssimas alternativas para os investidores Europeus e Americanos.


Outro setor que já sente os efeitos da diminuição da oferta de credito e de investimento no Brasil hoje é o setor siderúrgico. Segundo Juliana Estigarríbia no seu artigo Crise Global bate às portas das siderúrgicas e afeta o lucro, publicado hoje no DCI – Diário Comercio Industria e Serviços, o terceiro trimestre deste em relação ao mesmo período do ano passado representou para as siderúrgicas uma queda nos lucros de 53%. Segundo ela os resultados estão bem aquém daquilo que os representantes da Usiminas esperavam.

Orçamento para inovação do Brasil ainda é menor do que o de países desenvolvidos

Em meio a formação de uma possível crise no credito mundial, e a redução de demandas industriais, O Brasil parece ainda não ter descoberto o potencial de investimentos em inovação. Brasil é o  120 pais no ranking dos que mais recebe pedidos de patentes no mundo , mas 34% delas são de não residentes. Mas, o custo elevado e a burocracia do processo ainda parece espantar o brasileiro do processo de registro de patentes. Segundo Fernanda Bompan em seu artigo publicadi no hoje no DCI, atualmente orçamento para ciência e tecnologia gira na casa dos 3,2% do orçamento o que é considerado pouco por defensores de uma politica mais voltada a inovação e a criação de patrimônio intelectual.

Leia mais sobre os assuntos mencionados neste artigo:
Brasil entra no mapa da onda e restrição – Valor econômico
Crise global bate às portas das siderúrgicas e afeta o lucro – DCI
Orçamento para inovação se mantem em patamar de 1995 –DCI
Como registrar patentes no Brasil - Revista Exame

Fabio Santos

Fábio gosta de comunicação pe direito, é apaixonado por Interatividade, empreendedorismo e tecnologia. Criou o curso em vídeo com 10 aulas, que ensina as pessoas a usar a internet para gerar renda de forma simples e prática. O nome do curso é Como Trabalhar de Casa com a Internet.

Fabio Santos

Sobre: Fabio Santos

Fábio gosta de comunicação pe direito, é apaixonado por Interatividade, empreendedorismo e tecnologia. Criou o curso em vídeo com 10 aulas, que ensina as pessoas a usar a internet para gerar renda de forma simples e prática. O nome do curso é Como Trabalhar de Casa com a Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>