BRASIL UMA POTÊNCIA AGRÍCOLA AINDA EM CRESCIMENTO

grãos
grãos de soja

O Brasil  já é chamado de celeiro do mundo por muitos há alguns anos,  mas o que poucos sabem é que o país ainda não alcançou seu pleno potencial agrário.

Clima favorável, abundancia de água, mão de obra e área para o plantio  e culturas diversas são características que  tornam o Brasil uma potência  agrícola inquestionável. O Brasil, dentre outras coisas, vende  álcool e café para os americanos, soja para os chineses, açúcar e carnes para os Russos e frutas  para os europeus.  Sendo assim, podemos dizer que a agricultura brasileira ajuda a alimentar o mundo.

Boas Notícias para o agronegócio


De acordo com nota publicada no Diário Comércio Industria e Serviços,  de janeiro à outubro deste ano (2011) as exportações ligadas ao agronegócio no estado de São Paulo  renderam US$ 19,45 Bilhões, o que representou um aumento de 15,8% sobre o mesmo período do ano de 2010, totalizando um superavit de US$ 10,81 Bilhões.

Aumento na produção

De acordo com o site da EMBRAPA, de 1975 a 2001, a produção brasileira de grãos aumentou cerca de 156%, atingindo  a marca de 97,4 milhões de toneladas. Isso aconteceu enquanto que a produtividade da terra elevou-se em 90%; no mesmo período, houve apenas  um aumento de  34% de no total de área plantada.

Apesar da agricultura ter benefícios visíveis, como a geração de riquezas, emprego e manutenção de cidades pequenas e médias, a  expansão da área cultivada no Brasil não deixa de gerar polêmica, a exemplo disso temos o impasse em torno do novo código florestal brasileiro,  que enquanto agrada muitos agricultores que pensam na expansão de suas atividades, acaba por desagradar um grande número de ambientalistas  e pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente.

Tempo para pensar

Uma profunda  ponderação de interesses entre preservar  o que se tem e expandir uma determinada área da exploração econômica nacional  nunca foi mais necessária do que agora.  Isso por que, embora o aumento da produção possa ser conseguido pelo aumento da área plantada cada geração tem que se mostrar consciente de seu papel no tempo e no espaço, deixando recursos suficiente para as gerações futuras poderem viver, criar, trabalhar e decidir,  pois não vivemos sós no mundo.

Um Comentário para: “BRASIL UMA POTÊNCIA AGRÍCOLA AINDA EM CRESCIMENTO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.