VERÃO PROTEJA-SE CONTRA O CÂNCER DE PELE

Câncer de pele
Câncer de pele

NO próximo dia 26 de novembro a Sociedade Brasileira de Dermatologia –SBD- promove a campanha nacional de prevenção ao câncer de pele. A campanha será realizada na maioria dos Estados Brasileiros. A prevenção e o diagnóstico precoce aumentam chances de cura.

Uma pinta escura na pele acompanhada de alguns outros sintomas como coceira dor e descamação pode ser um sinal para procurar se informar mais sobre o câncer de pele. Segundo artigo publicado no jornal CINFORM, de Aracaju, no Brasil os casos de câncer de pele representam cerca de 25% dos tumores registrados.


Os especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) advertem: a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil – o da pele. Preocupada com os números alarmantes da doença no país, a SBD criou, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP). Há 13 anos a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele leva aos brasileiros informação, diagnóstico e tratamento de qualidade, tudo gratuitamente.


Resultados das últimas campanhas
No dia 27 de novembro de 2010 foi realizada a 12ª edição da campanha, que contou com 167 postos de atendimento espalhados por 24 estados de todas as regiões do país. Para receber a população, mais de 4 mil voluntários estiveram presentes. Em breve a SDB estará  disponibilizando os dados gerados pelos atendimentos, o que resultará em um verdadeiro mapeamento da doença no Brasil.

A prevenção  e o diagnóstico precoce são fundamentais

Procurar se informar mais sobre o câncer de pele é fundamental para a prevenção da doença, já o diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura para pacientes.

Leia mais sobre esse e outros assuntos relacionados:

Instituto Nacional de Câncer – INCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.