O MUNDO E OS DINOSSAUROS

Madagascar; A Era do Gelo; Os Flintstones; Jurassic Park; Baby: O Segredo Da Lenda Perdida; King Kong; A Terra perdida; Dinotopia… Já deu para imaginar do que estou falando?

Acertou quem disse Dinossauros! Em todos esse filmes, antigos ou atuais, ele estão presentes, e apesar de alguns serem monstruosos e além de fazer maldades com o ser humano as crianças[bb] adoram assistir filmes ou desenhos que tenham os famosos Dinos. O Motivo? Os pequeninos dizem que são grandes, pescoçudos, e valentes, por isso gostam tanto deles.

Mas, onde tudo começou? De onde surgiram os Dinossauros? Eles realmente existiram? Vamos entender:

  • A história dos Dinossauros

Segundo a teoria científica predominante, os dinossauros surgiram há cerca de aproximadamente 225 milhões de anos. Época em que apareceu um novo grupo de répteis na Terra, e como todos os répteis[bb] – tinham a pele impermeável, com escamas e nasceram de um ovo Durante os seguintes 170 milhões de anos reinaram na Terra, antes de extinguirem-se.

Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozóica, conhecida por isso como Era dos Grande Répteis. Esta era durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. Os dinossauros dominaram o planeta durante toda a Era Mesozóica.

Na maioria dos casos, os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e de insetos. Tinham uma grande dificuldade de deslocamento em função de seu peso[bb], uns cumpridos demais, outros cumpridos e largos demais.

  • A extinção

A extinção ocorreu há 75 milhões de anos atrás, quando não só dinossauros, mas também outros tipos de criaturas, como alguns répteis marinhos e aéreos, desapareceram para sempre. Existiu, e ainda existem, muitas teorias[bb] para esta extinção, porém ninguém sabe ao certo o que aconteceu, mas as pesquisas continuam.

Entre  as teorias mais aceitas  está a “Teoria do Asteróide” – a qual defende que um asteróide atingiu a Terra ( o México, na Península de Iucatão, devido a uma cratera que foi encontrada com duzentos quilómetros de diâmetro). O impacto resultou numa nuvem de pó que circulou o globo, tapando a luz solar da terra, trazendo tempo frio e tempestades e como consequência disto, os dinossauros foram ao longo de um período de vários milhões de anos, extinguindo-se.

Ainda existe a “Teoria dos vulcões”, que defende a existência de múltiplos vulcões na Índia, segundo essa teoria a erupção deles libertou enormes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera, causando um superaquecimento do planeta, chuva ácida e destruição do ozônio. Ambas as teorias são credíveis, mas os cientistas ainda estão por descobrir qual a teoria mais exata.

    • Dinossauros no Brasil

O número de espécies de Dinossauros do Brasil já totabiliza 14, sendo que o país possui várias regiões caracterizadas pela presença de fósseis desses animais.

A paleontologia vem crescendo gradativamente em nosso país, os profissionais brasileiros na escavação e estudo dos fósseis de dinossauros conquistam cada vez mais respeito no mundo, uma vez que as descobertas feitas no país são de grande relevância. Muito ainda deve melhorar, pois as condições de financiamento de pesquisas ainda são complicadas e não há profissionais em número suficiente no Brasil para ampliar as conquistas científicas com a mesma rapidez como ocorre nos Estados Unidos.

    •   Curiosidades:

– A palavra DINOSSAURO surgiu 1841 inventada por Richard Owen;

– Os cientistas acreditam que o Brasil tenha abrigado enorme variedade de dinossauros;

– “Dinossauro” significa “lagarto terrível”. Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afíadíssimos, para comer sua carne. Do mesmo jeito que mostra nos filmes;

– Já foram encontrados ossos, dentes, ovos, pegadas e fezes de dinossauros no Brasil, sendo que as principais regiões de sítios paleontológicos são localizadas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul;

    • Espécies

Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros, abaixo estão alguma delas:

Allosaurus; Centrosaurus; Compsognathus; Diplodocus; Oviraptor; Pachycephalosaurus; Styracosaurus; Therizinosaurus; Troodon; Tyrannosaurus Rex …

Agora é ficar de olho nos pesquisadores para saber o que vem por aí de novidades sobre esse “bichinhos”… os “dinos” que a criançada tanto gosta.

Wanessa Marçal – Estudante de Jornalismo e Colaboradora do Nuven Digital*

4 Comentários para: “O MUNDO E OS DINOSSAUROS

    • Obrigado pelo comentário Giovanna. Os dinossauros geram muita curiosidade. É como se todo mundo gostasse de viajar no tempo e ver um dinossauro de verdade. Existem muitas revistas e livros sobre os dinossauros,então não vai faltar material para você ler.

  1. Pingback: 3 Lições de Marketing e Inovação da Galinha Pintadinha | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.