ENTREGA BAHIA – BANALIZANDO O PROTESTO?

Movimento Entrega Bahia -pede que o time baiano deliberadamente  perca uma partida
Escudo do Esporte Clube Bahia. fonte wikpédia. O Movimento Entrega Bahia - Exige que o time baiano deliberadamente perca uma partida

O mundo está explodindo lá fora e as bombas desta vez  estão saindo das redes sociais. Quem inventou a frase A Revolução[bb] não Será Televisionada esqueceu de mencionar que ela seria tuitada ou mesmo enviada por e-mail. Em todo mundo smartphones, ipads e computadores cada vez mais pequenos e potentes se tornaram o meio predileto para se iniciar movimentos sociais.

Os movimentos Ocupe Wall Street e Ocupe LA nos Estados Unidos, marchas trabalhistas na Espanha por mais direito a educação e saúde e protestos contra regimes autoritativos em varias partes do mundo são apenas algumas revoluções digitais acontecendo pelo mundo. Facebook e Twitter, assim como outros sites conhecidos como redes sociais são os novos canais pelos quais o combustível e o armamento dessas movimentações que já é chamada de primavera digital, chegam ao publico.

Enquanto isso, aqui na terra de Jorge Amado, criamos o “Entrega Bahia”. Um movimento nascido das redes sociais e de ética esportiva duvidosa em que a torcida pede para que seu time do coração entregue uma partida – isso mesmo, perca um jogo – Em meio a tudo isso, ainda tem quem afirme que o Bahia[bb] deveria aceitar dinheiro de clubes beneficiados com a possível derrota do tricolor baiano.

Uma Cidades cada vez mais digital


As movimentações envolvendo mídias sociais em Salvador começaram fortes este ano com discursos a respeito da mobilidade urbana. Manifestantes pediam “Mais espaço para bicicletas!” “Queremos metrô[bb]!” Eles gritavam. Montaram até mesmo um Ocupa Salvador (@ocupaSalvador) movimento que ainda  fez com que algumas pessoas  residam ao ar livre.

Mas se cria a palavra de ordem “Entrega Bahia”.

O que começou como a “primavera digital” talvez esteja se tornando banalização do protesto público. Embora seja muito precipitado fazer uma afirmação dessas hoje em dia, e lembrando que a liberdade de expressão foi algo conquistado a duras penas pelos brasileiros, me pergunto sobre o que aconteceria com a vida em sociedade se começássemos movimentações políticas por qualquer motivo ou pela questão mais banal.

Imaginem palavras de ordem nas ruas que pregoam “abaixo  O Beltrano! Ele me “corneou” com a fulana de tal”. Em uma sociedade como esta, Ir as ruas para lutar por algo acabaria se tornando uma letra de música do Reginaldo Rossi[bb] com uma balada bem romântica. Não que eu tenha algo contra o Reginaldo mas uma realidade perturbadora para muitos.

Texto por : CÍCERO SENA edição Fabio Batista

Um Comentário para: “ENTREGA BAHIA – BANALIZANDO O PROTESTO?

  1. Boa Noite
    Eu falar do BAHÊAA tô fora de cogitação porque torço para o BBMP
    mais é isso msm quando se tem um elenco bom acontece isso vitórias e um técnico inteligente tudo vai se encaichando e 2012 CAMPEÃO BAIANO BAHIA podem crêr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.