PROGRAMA REMUNERA PRODUTORES RURAIS AMIGOS DO MEIO AMBIENTE NO DF

PROJETO PRODUTOR DE AGUA
PROJETO PRODUTOR DE AGUA

Nesta, Quinta-feira, 1° de dezembro, será assinado o acordo de cooperação para a adoção do programa Produtor de Água que tem intuito de pagar a produtores rurais por boas práticas ambientais na bacia do ribeirão pipiripau no Distrito Federal.

A ideia é remunerar produtores rurais que cuidarem das nascentes existentes em suas propriedades, além da conservação em recuperação de 1.000 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) e concervar cerca de 14.800 hectares de solo através de fomento a formas sustentáveis de uso do solo.

O acordo terá dez anos de duração de dez anos e investimentos previstos em 40 milhões de reais, sendo que 10 milhões serão destinados ao pagamento por serviços ambientais prestados por produtores rurais, como plantio de matas ciliares e proteção de nascentes. Todos os agricultores e pecuaristas que possuem propriedades na bacia do ribeirão Pipiripau poderão se inscrever.


O projeto Produtor de águas foi criado em 2001 com o intuito de recuperar bacias hidrográficas no país maltratadas pelo uso inadequado do solo[bb] por produtores rurais. O programa ainda se propõe a conseguir apoio técnico para os produtores rurais desenvolverem formas não agressivas de uso do solo. Ao todo são 14 projetos como esse em todo o país.

A bacia do ribeirão Pipiripau localiza-se predominantemente do nordeste do Distrito Federal e ocupa 23.527 hectares. As áreas de cultivadas somam uma área de 13.337 hectares (71% da bacia).
Com Informações da ANA – Agência Nacional de Águas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.