NASA ENCONTRA PLANETA SEMELHANTE A TERRA – KLEPER 22b

Planeta Kepler-22b

Planeta Kepler-22b - Nasa. Planeta pode oferecer condições para sustentar a vida.

Talvez Pandora, o planeta fictício em que se passa o filme Avatar, não esteja tão longe de nós. Isso porque, de acordo com a mais nova descoberta da Nasa um planeta semelhante a Terra pode apresentar as condições necessárias para a sustentação da vida. O planeta em questão, é chamado de Kepler 22b. Ele planeta orbita uma estrela de tamanho semelhante ao do nosso sol e fica localizado na constelação de cygnus, melhor avistada do hemisfério norte terrestre.

Kleper 22b é um pouco maior que a terra, fato que pode interferir em condições como gravidade e pressão atmosférica e constituição, no entanto, o que anima cientistas é que a sua trajetória en volta da estrela que orbita, ocorre na zona chamada de zona habitável. Nesta zona algumas condições indispensáveis a vida como nós conhecemos são mais prováveis. Destas condições as duas mais importantes são agua em estado liquido e calor suficiente mas não demasiado.


Kleper 22b encontra-se a cerca de 600 anos-luz de distancia da terra. Cientistas já sabem que sua orbita dura cera de 290 dias terrestres e que seu raio é cerca de 2.4 vezes maior que o terrestre. No entanto pouco se sabe acerca das condições atmosféricas, assim como, a formação da superfície do planeta. Mais pesquisas serão necessárias para excluir a possibilidade desse planeta ser tão inóspito quanto vénus ou geologicamente inerte e desprovido de um campo magnético como marte.

O Planeta foi descoberto pelo telescópio Kleper,lançado em 2009 e custou mais de US$ 600 milhões de dólares. Ele atualmente vasculha mais de 100 mil estrelas em busca de planetas semelhantes a Terra. Como estas estrelas estão muito longe, Kleper analisa a sombra que os planetas fazem ao passar entre a estrela e o telescópio, com base nesta analise os cientistas conseguem definir o tamanho do planeta, a duração de sua orbita e até informações sobre a composição do planeta e de sua atmosfera.

Embora a esperança de encontrar outro planeta semelhante a terra cause entusiasmo a muitos, o único planeta em que podemos habitar pelos próximos séculos é o planeta terra. De acordo com o site Diário do nordeste, ceará cientifico, com a nossa tecnologia atual, levaríamos mais de 10 milhões de anos para chegarmos lá. Então é melhor tomarmos conta de nossa casa antes de procurarmos uma nova.

[table “1” not found /]

Mais informações sobre Kepler 22b você encontra nos sites:

O Globo

 Redecol

Sobre: Fabio Santos

Fábio gosta de comunicação e direito, é apaixonado por Interatividade, empreendedorismo e tecnologia. Criou o curso em vídeo com 10 aulas, que ensina as pessoas a usar a internet para gerar renda de forma simples e prática. O nome do curso é Como Trabalhar de Casa com a Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


seis + = 9

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>