NASA ENCONTRA PLANETA SEMELHANTE A TERRA – KLEPER 22b

Planeta Kepler-22b

Planeta Kepler-22b - Nasa. Planeta pode oferecer condições para sustentar a vida.

Talvez Pandora, o planeta fictício em que se passa o filme Avatar, não esteja tão longe de nós. Isso porque, de acordo com a mais nova descoberta da Nasa um planeta semelhante a Terra pode apresentar as condições necessárias para a sustentação da vida. O planeta em questão, é chamado de Kepler 22b. Ele planeta orbita uma estrela de tamanho semelhante ao do nosso sol e fica localizado na constelação de cygnus, melhor avistada do hemisfério norte terrestre.

Kleper 22b é um pouco maior que a terra, fato que pode interferir em condições como gravidade e pressão atmosférica e constituição, no entanto, o que anima cientistas é que a sua trajetória en volta da estrela que orbita, ocorre na zona chamada de zona habitável. Nesta zona algumas condições indispensáveis a vida como nós conhecemos são mais prováveis. Destas condições as duas mais importantes são agua em estado liquido e calor suficiente mas não demasiado.


Kleper 22b encontra-se a cerca de 600 anos-luz de distancia da terra. Cientistas já sabem que sua orbita dura cera de 290 dias terrestres e que seu raio é cerca de 2.4 vezes maior que o terrestre. No entanto pouco se sabe acerca das condições atmosféricas, assim como, a formação da superfície do planeta. Mais pesquisas serão necessárias para excluir a possibilidade desse planeta ser tão inóspito quanto vénus ou geologicamente inerte e desprovido de um campo magnético como marte.

O Planeta foi descoberto pelo telescópio Kleper,lançado em 2009 e custou mais de US$ 600 milhões de dólares. Ele atualmente vasculha mais de 100 mil estrelas em busca de planetas semelhantes a Terra. Como estas estrelas estão muito longe, Kleper analisa a sombra que os planetas fazem ao passar entre a estrela e o telescópio, com base nesta analise os cientistas conseguem definir o tamanho do planeta, a duração de sua orbita e até informações sobre a composição do planeta e de sua atmosfera.

Embora a esperança de encontrar outro planeta semelhante a terra cause entusiasmo a muitos, o único planeta em que podemos habitar pelos próximos séculos é o planeta terra. De acordo com o site Diário do nordeste, ceará cientifico, com a nossa tecnologia atual, levaríamos mais de 10 milhões de anos para chegarmos lá. Então é melhor tomarmos conta de nossa casa antes de procurarmos uma nova.

COMPARAÇÃO DE PLANETAS:FICÇÃO VS REALIDADE
NomePANDORAKEPLER 22b
Imagem
Pandora vista do espaço

Pandora vista do espaço- fonte Avatar wikia

Planeta Kepler-22b

Planeta Kepler-22b - Nasa

StatusFicçãoRealidade
Distância da Terra4.4 anos-luz600 anos-luz
Duração do AnoNão se sabe290 Dias Terrestres
Estrela ou ConstelaçãoAlfa CentauroConstelação de Cygnus
HabitadoSimNão se sabe
Riquezas naturais UnobitaniumNão se sabe
Composição da atmosfera Oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono (mais de 18%), Xenon (5,5%), metano e sulfureto de hidrogénio> 1%Não se sabe

Mais informações sobre Kepler 22b você encontra nos sites:

O Globo

 Redecol

Fabio Santos

Fábio gosta de comunicação e direito, é apaixonado por Interatividade, empreendedorismo e tecnologia. Criou o curso em vídeo com 10 aulas, que ensina as pessoas a usar a internet para gerar renda de forma simples e prática. O nome do curso é Como Trabalhar de Casa com a Internet.

Fabio Santos

Sobre: Fabio Santos

Fábio gosta de comunicação e direito, é apaixonado por Interatividade, empreendedorismo e tecnologia. Criou o curso em vídeo com 10 aulas, que ensina as pessoas a usar a internet para gerar renda de forma simples e prática. O nome do curso é Como Trabalhar de Casa com a Internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


7 × quatro =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>