CAMINHAR É FORMULA PARA MANTER SAÚDE

Soldado Americano emerge das Aguas em treinamento Triatlon
Soldado Americano,Anthony M. Madonia, emerge das Aguas em treinamento Triatlon- foto Cpl. Earnest J. Barnes-Fonte Wikpédia

A prática da caminhada em torno da Avenida Suburbana em Salvador, já virou rotina para muitos. A avenida, uma das mais importantes da capital baiana, virou ponto de encontro para pessoas em busca de um espaço para praticarem exercícios. Assim que amanhece, ou ao entardecer do dia, fica fácil encontra por ali pessoas de várias idades praticando a famosa caminhada.

A verdade é que, ultimamente, a academia não é a única alternativa disponível para as pessoas em busca do corpo ideal. Com a correria do dia a dia trabalhadores, estudantes e aposentados estão, cada vez mais, procurando estratégias para incluir a atividade física dentro da sua rotina.

E para aqueles quer desejam uma vida mais saudável, a dica é aumentar os cuidados com o corpo: praticar esportes, caminhada, fazer ginástica são apenas algumas armas poderosas no combate de doenças, envelhecimento precoce, e excesso de peso.

Andar faz  tanto bem para o corpo quanto para a mente. Reservar um horário á noite ou pela amanhã, ou em outro momento do dia para se começar a” suar a camisa”, é essencial para a manutenção da boa forma e boa saúde.

Profissionais indicam a caminhada

Segundo Maria José Oliveira Moreira, fisioterapeuta, a caminhada pode ser praticada por pessoas de qualquer faixa etária, mas para os idosos, é necessário uma orientação médica, porque se a atividade for praticada em excesso pode trazer problemas físicos.

Andar aumenta o consumo de oxigênio e a oxigenação cerebral, é um exercício físico completo porque tonifica os músculos, fortalece os ossos, combate o estress, protege o coração e relaxa a mente. Em uma hora de exercício[bb] dá para queimar 360 calorias, por isso ela é a maior aliada na musculação.


Crianças acima do peso  já são preocupação de pais

Hoje, muitas crianças vivem uma rotina sedentária, por isso já sofrem com problemas como a obesidade ou o excesso de peso. Desta forma mais uma preocupação  foi adicionada a longa lista de cuidados de pais e mães por todo o Brasil[bb]. Agora eles tem de se preocupar em manter as crianças em forma e quebrar o ciclo de obesidade.

A fisoterapeuta Maria José Oliveira ainda alerta que a atividade física deve ser praticada com cautela. Procurar um direcionamento médico e profissional é essencial para se evitar lesões, acidentes e o agravamento de problemas de saúde. Exercicio bem feito pode trazer grande benefício ao individuo.

Mulheres do subúrbio buscam na caminhada uma forma de melhorar a saúde

Já para Ana Cristina dos Santos de 35 anos, a prática do exercício físico é como uma missão, que tem que ser realizada.”Convido meus vizinhos que têm filhos para participar da caminhada, sendo assim meus filhos[bb] não reclamam porque estão com colegas da mesma idade – eles que escolhem se vão a pé ou de bicicleta”, afirma Ana Cristina.

“No final de semana não dispenso uma cervejinha. Eu pensei em perder peso sem precisar ir para academia. Acordo cedo e moro sozinha, às 6h vou comprar o pão; foi quando encontrei minha colega que me convidou para dar uma volta. Fui e gostei, desse dia para cá nunca mais parei!”, diz Maria Maura, 63, que afirma ter problemas controlando os níveis de colesterol.

O estresse faz parte da vida moderna, não podemos ainda extrai-lo completamente de nossas vidas, mas, caminhar pode ajuda a lidar com ele . Qualquer um pode deixar a vida com um ritmo mais gostoso e com maiores níveis de bem-estar sem procurar um milagre. O exercício físico adequado ao seu tipo físico, idade e condição de saúde, desenvolve tanto a mente quanto o corpo. Ele tanto acalma quanto proporciona prazer.

O programa de exercício deve começar com períodos curtos, sessões de 10 a 15 minutos, três vezes por semana, são indicadas para os inexperientes[bb]. “Para ter um corpo perfeito ou adquirir um bom resultado é necessário ter paciência e perseverança; ao contrario, pode-se acabar desistindo do programa devido ao cansaço dos primeiros dias. Se tudo correr bem,  no fim do primeiro mês já dá para se perceber as diferenças no corpo. Mas, isso serve como incentivo para não desistir da atividade física”, ressalva a fisioterapeuta Ana Cristina dos Santos.

 Texto Ana Lucia Edição Fábio Santos

Um Comentário para: “CAMINHAR É FORMULA PARA MANTER SAÚDE

  1. Eu sou morador da Ribeira e aqui tem uma qualidade de vida fanstástica também. Comumente vejo as pessoas de todas as idades indo e vindo de vários lugares em direção a orla, correndo, nadando, pulando, jogando. Absorver a energia do sol no fechar da tarde é uma coisa divinal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.