GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Gerenciamento de projetos, gestão de projetos, ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos,
Gerenciamento de projetos também é conhecido como gestão de projetos, ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos. © 2011 nuvendigital.com

O que é Gerenciamento de Projetos?

Gerenciamento de projetos, gestão de projetos, ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas  direccionadas a atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num determinado prazo, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Em outras palavras o gerenciamento de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivos ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos como tempo, dinheiro, pessoas, espaço, etc.

O gerencimaneto de projetos é muito utilizado para quem visa criar alguma coisa ou até mesmo construir, como por exemplo, na construção civil, na engenharia mecânica, em projetos militares, projetos de fabricação de produtos, etc.

No caso do projeto, este é desenvolvido pelo profissional conhecido como gerente de projeto. Este representante raramente participa das atividades diretas do projeto que produzem os resultados, ao contrário disso, sua função é gerenciar o progresso do empreendimento/produto e através dos ofensores ou indicadores  (qualidade, custo, prazo e âmbito) verificar seus desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas que ocorrem nos processos sejam minimizadas.

Um gerente de projeto também precisa determinar e executar as necessidades do cliente, baseado nos seus próprios conhecimentos, aí a importância de se capacitar, a habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento dos ofensores e desta forma uma maior satisfação do cliente.

Em campo, um gerente de projeto que quer ser bem sucedido, deve, de imediato, imaginar o projeto inteiro do seu começo ao seu fim e desta forma assegurar que esta visão seja realizada, coforme planejamento.

Qualquer tipo de produto ou serviço desde a construção de edifícios, montagem de veículos, eletrônicos, criação de software para computadores e serviços financeiros; tanto podem como devem ter sua execução supervisionada por um gerente de projeto e suas operações por um gerente de operações, ambos trabalhando juntos.

Passos importantes para quem for gerenciar um projeto obter resultatos satisfatórios:

  1. Iniciação;
  2. Planejamento;
  3. Execução;
  4. Monitoramento e controle;
  5. Encerramento.

O Gerenciamento de Projetos também está composto por diversas atividades diferentes, são elas: Planejar o Trabalho; estimar os recursos; organizar o trabalho; adquirir recursos materiais e humanos; designar tarefas; dirigir atividades; controlar a execução do projeto; reportar o progresso; analise os resultados com base nos fatos atingidos.

O projeto ou empreendimento visa a satisfação de uma necessidade ou oportunidade, na qual existem muitas áreas e/ou pessoas envolvidas. Por isso, se você pensa em contratar um porfissional responsável em Gerencimento de Projetos, siga todos esses passos e preste bastante atenção nas dicas.

Wanessa Marçal – Estudante de Jornalismo e Colaboradora do Nuven Digital* Edição Fábio Santos e Cicero Sena

Um Comentário para: “GERENCIAMENTO DE PROJETOS

  1. Pingback: COMO SAIR GANHANDO NO MEIO DO APAGÃO DE TALENTOS? | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.