Occupy the World: o carro chefe da “primavera digital”

Máscara do personagem V do filme V de Vingança

Em meio a crise financeira global e crescente insatisfação com o modelo de democracia que o mundo tem adotado, surge um movimento popular originado em redes sociais. O occupy the World.

Embora esses protestos tenham nascidos nas veias digitais da Internet, esses grupos ocupam espaços públicos físicos, não cibernéticos.

Esse é o Occupy the World.

Occupy China, Occupy La Plata, Occupy Bulgaria, Occupy Jakarta, Occupy Baton rouge e Ocupe Brasília (sim, Brasília). Todos essas manifestações estão ligadas a página do facebook Occupy the world.

O interessante em tudo isso é que a maioria desses movimentos não possuem lideranças ou partidos políticos interferindo, eles são interligados apenas por uma página no facebook, mas não são dependentes um do outro. No melhor estilo do capitalismo global: cada lugar que crie sua própria ocupação e brigue por ela.


Além disso, outro fato a ser ressaltado é o símbolo escolhido por muitos dos movimentos Occupy the world. A máscara do V, usada pelo herói do filme V de Vingança(2006) distribuido pela Warner Bros. Pictures. No Filme o herói mascarado “V” luta contra um governo opressor e sanguinário instalado no Reino Unido após  uma operação de bandeira falsa, usando armas biológicas, ter gerado pânico  e forçado a população local a escolher uma ditadura. O símbolo (a máscara do V) aparece em ocupações do mundo todo, de Salvador, Bahia à Moscou na Rússia.

Ocupações no Brasil

No Brasil existem algumas ocupações. A mais bem sucedida é a de Brasília que curiosamente não tem sido associado aos movimentos Occupy the world pelos grandes grupos de mídia brasileiros que alías, não tem falado muito do assunto.

Para saber mais sobre o Occupy the world basta ir à página do facebook do movimento onde é possível descobrir um pouco mais sobre o que está acontecendo no mundo.

Texto Por Cicero Sena Edição Fábio Santos

Um Comentário para: “Occupy the World: o carro chefe da “primavera digital”

  1. Pingback: REVISTA TIME ELEGE “O MANIFESTANTE” COMO PERSONALIDADE DO ANO | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.