GRAFITE “ARTE OU VANDALISMO?”

pichador, pichação grafiteiro, grafitti
Grafiteiro em frente a muro grafitado

No mundo das Artes há muita controvérsia quando o assunto é grafite ou pichação. Enquanto que para alguns, as duas formas de representação deveriam ter o mesmo nome, para outros elas são coisas totalmente diferentes.

A palavra grafite ou grafito, é o nome dado as inscrições feitas nas paredes desde a época do Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado sobre um suporte que não é normalmente previsto para essa finalidade.

Para muitos esta forma de expressão trata-se apenas de uma formação de vandalismos e contravenção, por outro lado muito se fala da conexão entre o grafite e a arte urbana, formas contemporâneas de expressão e até mesmo artes visuais.

Depois de 1968, quando os muros de paris foram grafitados com inscrições de aaráter poético politico,  e quando o estilo se popularizou nas ruas de Nova York, o grafite se generalizou e se espalhou pelo mundo. A arte transgressora e proibida ganhou forma  e reconhecimento e hoje é comum ver antigos grafiteiros trabalhando em agências como Designer Gráfico e grafiteiros.

O grafite no BRASIL


O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970 em São Paulo, mas  os brasileiros não se contetaram com o grafite norte-americanos e começaram a desenvolver seu próprio estilo, que é reconhecido como um dos melhores do mundo. O nome do grafite brasileiro da vez, é edupla Os Gêmeos, formado pelos gêmeos idênticos Gustavo e Otavio Pandolf. Os trabalhos da dupla estão espalhados pelo mundo inteiro, mas eles falam que no Brasil ainda são mais conhecidos pelo “povão”, enquanto que no exterior são conhecidos por artistas e vistos como artistas.

Hoje em dia, ainda existe  preconceito em torno do assunto Grafite. Por ser confundo com pinchação, que é o ato de rabiscar em muros e paredes e monumentos com spray aerossol, por isso, o grafite é muitas vezes tido como poluição visual. Mas, mesmo com toda essa discussão o grafite vem crescendo mais a cada dia, e mostrando artistas cada vez mais talentosos. Eles  transformam o cinza das cidades grandes em figuras e formas coloridas, e cheias de significado social, consolidando cada vez mais  a  arte urbana.

Texto Por Tierre Lima Edição Fábio Santos

Leia mais sobre grafite no site http://bethccruz.blogspot.com/2009/03/grafiteiro-artista-de-vanguarda-street.html

Um Comentário para: “GRAFITE “ARTE OU VANDALISMO?”

  1. Pingback: COMO LIMPAR GRAFITI | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.