DJS DO BUZÚ – O TORMENTO DOS PASSAGEIROS DE ÔNIBUS

Fonte da imagem: Wikipédia

O cidadão pega o ônibus no início da manhã. Dentro do coletivo, dezenas de pessoas cochilam, outras leem, algumas simplesmente observam as ruas através da janela. De repente todos perdem o foco por conta de um mesmo motivo. Alguém, em alguma parte do ônibus, ligou o som do celular no viva voz ou deu play em seu mini aparelho de som, que chama a tenção de todos que viajam.


A partir daí quem estava lendo não consegue mais se concentrar, quem cochila perde o sono e quem olhava pela janela, agora tenta identificar o inconveniente que está ouvindo alguma música no último volume. Pois bem, esta é a realidade de milhares de trabalhadores que precisam do transporte público para se locomover até o trabalho todos os dias.

Os passageiros são obrigados a ouvir os mais diversos tipos de músicas, desde o pagode – com letras que denigrem a imagem da mulher, com grande apelo sexual, apologia ao uso de drogas e outras abominações -, até o arrocha, que, a pesar de falar de amor, incomoda muitas pessoas que não simpatizam com o ritmo.

Nos últimos meses, uma campanha tomou conta das redes sociais. A iniciativa, denominada “Use o fone de ouvido”, tem o objetivo de incentivar os DJs do buzú, como também são conhecidos os indivíduos que ouvem som alto nos coletivos, a utilizarem o acessório para não incomodar os outros passageiros.

Neste ano, um projeto de Lei, de autoria do vereador David Rios, foi apresentado a Câmara Municipal de Salvador, visando proibir o uso de aparelhos sonoros no modo “auto-falante” dentro de ônibus que percorram trajetos entre municípios, garantindo o sossego dos usuários do transporte rodoviário intermunicipal, evitando a poluição sonora dentro dos veículos.

A proposta sugere ao governador do estado, Jaques Wagner, que encaminhe à Assembleia Legislativa da Bahia uma mensagem acompanhada do projeto de lei, vedando o uso indiscriminado dos aparelhos de som. Se aprovada, a lei acabará com os sons altos dentro dos coletivos, e quem infringi-la estará sujeito a penas. O NuvenDigital estará acompanhando este processo para deixar você informado.

3 Comentários para: “DJS DO BUZÚ – O TORMENTO DOS PASSAGEIROS DE ÔNIBUS

  1. Pingback: ABAIXO-ASSINADO CONTRA DJS DE ÔNIBUS | Nuvendigital

  2. Pingback: AS PERIPÉRCIAS DO TRANSPORTE COLETIVO | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.