BRASIL, PORTUGAL E AS NOVAS CONFIGURAÇÕES NACIONAIS

Brasil Portugal
Brasil Portugal

Em 1500 eles ocuparam a área do continente sulamericano  que seria um dia conhecido como o Brasil e por séculos influenciaram o dia-a-dia na colônia. Portugal deu o nome ao nosso país, nos deu a língua que falamos, durante o mesmo período explorou e estabeleceu políticas de extração de bens no “novo mundo” em direção a colônia. No entanto,  hoje, tudo isso é passado.

O Brasil não é mais colônia e Portugal não é, hoje, a metrópole colonial que um dia foi. Mas, nesses quinhentos anos  as relações entre os dois países se modificaram, se fortaleceram e ganharam novos contornos: agora, Brasil e Portugal são nações irmãs e tem estimulado relações tanto comerciais, culturais quanto economicas.

Embora ainda se escute brasileiros falarem de Portugal com um certo azedume por conta de ações mal resolvidas no processo exploratório da colonização, o Brasil hoje possui uma relação comercial muito eficiente com empresas portuguesas.

De acordo com o artigo “A nova fase das relações luso-brasileiras”, escrito por Joaquim Ramos Silva, em 1998 a ex-colônia já era o 14° maior comprador de mercado Português. Nessa mesma época o Brasil era o terceiro maior fornecedor de mercadorias para Portugal, perdendo apenas para Japão e Estados Unidos.

No final das contas 500 anos de mágoas por conta de condutas exploratórias vão embora muito rápido quando boas somas em dinheiro europeu caem no bolso tupiniquim. A pergunta agora é: será que a crise na zona do Euro pode trazer de volta as lembranças ruins da colonização?.

Texto Por Cicero Sena Edição Fábio Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.