COMO LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS P/1

Funcionário irritado fala ao telephone
Funcionário irritado fala ao telephone

Uma verdade simples e praticamente      inquestionável é que pessoas difíceis podem estragar o seu dia. Desde o grandalhão da turma ao lado, que não consegue viver[bb] um dia sem abocanhar o seu dinheiro para o lanche, ao chefe insuportável que parece premeditar cada e qualquer ação e que torna a sua vida um verdadeiro inferno, entendemos que pessoas difíceis estão em todos os lugares.

Mas, enquanto que de um lado, precisamos entender que pessoas difíceis sempre estarão presentes em nossas vidas, de outro é bom compreender que não precisamos nos tornar reféns delas: por isso,  neste e nos próximos 3 textos desta serie, Como Lidar Com Pessoas difíceis, separamos algumas maneiras de neutralizar esse tipo de pessoa. Então mãos à obra.

Um Ambiente – Dois tipos de Pessoas

No ambiente de trabalho existem basicamente dois tipos de pessoas difíceis que merecem nossa atenção: aquelas que estão hierarquicamente acima de você e aquelas que estão abaixo. Geralmente, como estratégia de ação, acabamos sendo gritados e maltratados pelas primeiras enquanto maltratamos e gritamos as ultimas. Já os nossos colegas de trabalho, por estarem no mesmo nível hierárquico que agente, mereceram um artigo especial que será publicado em breve. Por agora, nosso foco recairá sobre estes dois grupos hierárquicos.

Pessoas difíceis, também conhecidas como pessoas toxicas, não são necessariamente pessoas ruins. Elas apenas funcionam como um buraco negro em certas ocasiões, momentos e repartições, sugando qualquer energia direcionada ao trabalho[bb] dos outros para dentro de um vácuo, no qual, o trabalho simplesmente deixa de ser uma atividade prazeirosa e passa a ser a arte de fazer as outras pessoas sofrerem – isto é: perda de tempo.

Pessoas tóxicas geralmente nos afetam quando deixam de fazer algo que precisamos ou queremos, fazem o que não queremos, não nos deixam desenvolver nosso trabalho e afetam o nosso bem-estar por nos fazerem sentir sensações desagradáveis como a sensação de incapacidade, ineficiência ou mesmo deslocados.

Neutralizando pessoas difíceis

Para se poder neutralizar pessoas difíceis ou toxicas precisamos nos familiarizar com ideias e conceitos voltados a arte de influenciar pessoas. Isso porque convencer alguém a para de fazer algo ou desistir de uma determinada conduta é também convencê-la de que este, o caminho que indicamos, é o melhor caminho. Para isto precisamos estar concentrados em tirar o máximo proveito profissional delas sem prejudica-las ou feri-las, desta forma ressaltamos a necessidade de nos tornarmos mestres na arte de persuadir, que via de regra, não se confunde com o hábito de enganar alguém.

No próximo artigo desta série analisaremos o aspecto: A arte de influenciar pessoas.

Um Comentário para: “COMO LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS P/1

  1. Pingback: Como ganhar 100 Reais por dia? |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.