CONHEÇA COMO OS PNEUS EVOLUIRAM

Pneu_pirelli fonte wikpédia autor Dkfelipe
Pneu_pirelli fonte wikpédia autor Dkfelipe

Nos primórdios do transporte, o pneu era somente uma roda de madeira com uma camada de borracha vulcanizada. Hoje seria impensável imaginar a borracha da roda do seu carro praticamente se dissolvendo em dias de calor ou se quebrando facilmente, entretanto no século XIX isso era extremamente comum.

Demorou muito até que a fabricação do pneu se desenvolvesse de forma que o objeto se tornasse algo prático para o carro. No início do século XX ainda estava se usando pneus feitos com fibras de algodão que eram mais confortáveis para o carro, entretanto tinham uma durabilidade muito ruim.

Somente em 1946 a Michelin apareceu com o primeiro pneu radial que trabalhava com uma estrutura diferente dos seus antecessores que possuíam camadas sobrepostas. Isso permitiu que os pneus parassem de fazer tanto calor e de desgastassem com menos facilidade, além de garantir mais estabilidade ao carro.

Após a invenção da Michelin, para chegar ao pneu moderno foi preciso apenas mudanças de materiais, como a fuligem ou negro-de-fumo que foi parcialmente substituída pela sílica.

O pneu como muitos outros aparatos tecnológicos, evoluiu e se transformou em algo realmente prático para a vida moderna, a grande pergunta agora é: será  que sempre vamos precisar deles? Será que alguém vai inventar um substituto para o pneu algum dia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.