MAS AFINAL, O QUE É A IMAGINAÇÃO?

Fonte: Wikipédia Descrição da imagem: Ilustração do livro Alice no País das Maravilhas

A Imaginação  é considerada a força motriz por traz de todos os avanços tecnológicos e culturais da humanidade.

Ela também é vista como a capacidade que o homem tem de “ver” o que ainda não existe como se já existisse.

Alguns preferem pensar a imaginação como a nossa capacidade de conceber, dentro de nossa mente, ideias e conceitos sem necessariamente ter de interagir com algo físico existente no mundo real. Outros a veem como uma forma de se escapar do mundo real em busca de sossego e tranquilidade ou mesmo aventuras libertadoras como no caso de Alice em Alice no país das maravilhas.

Na trajetória do homem, a imaginação parece estar mais ativa nas crianças que são capazes de transformar a forma como veem o seu redor em questão de segundos. Objetos simples se tornam projeções de artefatos humanos complexos. Uma simples caixa de papelão se torna um cofre de titânio, uma folha de papel se transforma em uma nave alienígena etc.

Imaginação e animais Será que animais também possuem a capacidade de imaginar?

Qualquer pessoa que tenha tido um filhote de animal, cachorro ou gato por exemplo, deve ter percebido como eles lidam com objetos comuns do nosso dia a dia como se fossem inimigos, e objetos perigosos. Isto é, o sapato destroçado com requintes de crueldade, a camisa rasgada ou mesmo mordidas meticulosamente planejadas na mão do dono são vistos como possíveis inimigos e alvos de mordidas unhadas e saltos.

Wolfgang Köhler, um teórico, alemão, que contribuiu para estudos na área da Gestaltica realizou experiências com macacos e fotografias de bananas e pedras no inicio do século vinte. Durante uma de suas experiências na qual ele cobria caixas de papelão com uma imagem de uma caixa cheia de bananas e uma outra caixa com a fotografia de uma pedra. Os macacos preferiram a caixa com as bananas demonstrando que de alguma forma eles podiam imaginar a representação, fotos das bananas, como conectada com o objeto real, ou seja, bananas de verdade.

Mesmo entendendo que a imaginação pode transformar possibilidades finitas em oportunidades infinitas, ela ainda gera controvérsias. O físico alemão Albert Einstein disse uma vez que a Imaginação era mais importante que o conhecimento. E você o que acha dessa afirmativa? deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.