PRECONCEITO CONTRA ASIÁTICOS NO BRASIL

Chinês vendendo Arroz

Chinês Imaginário vendendo Arroz

Asiáticos e seus descendentes estão em todas as partes do Brasil nos dias de hoje. Eles dividem a sua cultura com os nativos da terra que os acolheu. Entretanto, como povo brasileiro tratou e vem tratado os imigrantes vindos de terras asiáticas?

O preconceito étnico no Brasil contra asiáticos na maioria dos casos se apresenta da mesma forma que no caso dos negros e da mulher. isto é sempre se revelando disfarçadamente por métodos muito difíceis de serem apontados.

Em outros países são comuns espancamentos e criação de grupos racistas contra imigrantes, no Brasil simplesmente são feitas piadas de gosto duvidoso, além da criação de apelidos relacionados à etnia das pessoas.

Frases como “você consegue enxergar com esse olho fechado?”, “Quando você vai construir um game novo” e apelidos do tipo japa, China, Cheneisada, são comumente atribuídos aos imigrantes asiáticos no país.

A grande maioria dos brasileiros nunca se assumiria como  xenofóbico (expressão direcionada ao preconceito ou asserção a imigrantes). Em uma breve pesquisa pelo site Yahoo respostas pessoas respondia a questão “você tem algum preconceito contra asiáticos?” todas as repostas foram negativas, entretanto,  quem nunca ouviu alguém fazer piadas a respeito de pessoas de origem asiática.

O brasileiro ainda precisa evoluir muito para que se possa considerar uma sociedade livre de racismo ou xenofobia. Por enquanto ainda existem muitos que se iludem com a idéia de uma pátria onde todos são iguais.

cicero sena

Jornalista graduado na Faculdade 2 de Julho em 2011.1. Atualmente trabalha no Blog NuvenDigital e executa serviços de freelancer. É possível encontrar outros textos de Cicero Sena em istoeumabanana.blogspot.com.

cicero sena

Sobre: cicero sena

Jornalista graduado na Faculdade 2 de Julho em 2011.1. Atualmente trabalha no Blog NuvenDigital e executa serviços de freelancer. É possível encontrar outros textos de Cicero Sena em istoeumabanana.blogspot.com.

9 Comentários para: “PRECONCEITO CONTRA ASIÁTICOS NO BRASIL

  1. O problema é que quando o racismo é contra oriental as pessoas tratam como se fosse a coisa mais normal do mundo e mandam a gente não esquentar a cabeça. Até a Polícia Militar de São Paulo falou coisa semelhante. Mas, se xingarmos um afrodescentente, nordestino, aí os caras são capazes de nos prender.

    Falam que é racismo contra os afrodescendentes e não é contra os orientais por causa da cultura da escravidão, mas para mim isso não tem nada a ver, desprezo é a mesma coisa.

    Outro problema é que os orientais são pouco unidos, e se reclamarmos disso é capaz de falarem que temos vergonha da raça.

    • Obrigado pelo comentário Libertador. O preconceito é certamente algo um pouco difícil de se lidar, pois, quando a maioria aceita uma inverdade como verdade e como sendo normal, a minoria fica sem ter coimo tomar alguma ação. Existe uma máxima jurídica que se encaixa perfeitamente nesta situação.

      Ela diz que a melhor forma de proteger nossos direitos e assegurando os direitos dos outros. isto é, quando estamos em posição de fazer isto. A questão é que negros, asiáticos, mulheres, nordestinos e muitos outros grupos sofrem preconceitos. Mas só quando os negros lutarem pelos nordestinos, os asiáticos pelos negros e os nordestinos pelos asiáticos é que a situação vai melhorar.

  2. Podem falar o que for mano…… o Japão tem dois mil anos de historia,,,,, Brasil tem apenas 500 anos…. o Japão eh um pais de primeiro mundo ….. o brasil não ….. a melhor universidade do pais a USP, em SP tem japoneses e orientais como estudantes…..em sp e no paraná te garanto que os orientais fazem parte de uma elite……

    mas sou contra preconceito….. devemos entender e meditar e aceitarmos que todos nós temos preconceitos…. e batalhamos contra ele….concordo quando se fala que existe preconceito contra negros de forma historica…e eles tem direito a reinvindicar seus direitos…..

  3. existem paises quase modelos em relação ao multi culturalismo e multi etnicidade….. o melhor exemplo: A Australia localizada entre os trópicos na Oceania que também tem um clima subtropical.

    O país é composto por asiaticos, brancos, arabes, indianos….. lógico o preconceito existe, existe e todos nós, mas não racismo. Garanto por relatos de outras pessoas, ate mesmo minha irma…. que existem muitas uniões entre pessoas de diferentes culturas ,,,, daqui um pouco havera orientais com indianos, com arabes….brancos com orientais etc….. se eu fosse pra la tentaria pegar um indiana que e muito exótico

  4. Isso eh serio ? Entao se assim coloca ai na lista preconceito com alemao, todo branco eh alemao, com portugues, pq todo portuga eh padeiro e burro.Na boa alguem manda um dicionario pra ele e explica o q eh preconceito por favor.Vou dar sou um exemplo pra vc pensar, se tiver um vaga de emprego pra medico e vc tem um br, um negro (q n deixa br ne) e um japones(q tmb eh br) quem vc acha q vai ser contratado ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


1 × = dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>