COMO PROTEGER SEU SMARTPHONE DOS VÍRUS

Smartphones são vítimas de vírus
Smartphones já são vítimas de vírus

Recentemente foi divulgado em vários jornais que o número de vírus destinados a atacar o crescente numero de smartphones aumentou cerca de 270% no ano de 2011. Embora o número total de vírus destinados a smartphones seja pequeno quando comparado ao arsenal destinado a atacar computadores pessoais, os famosos PCs, em especial aqueles rodando o sistema operacional Windows da Microsoft, o crescimento no número de malweres já é suficiente para deixar usuários e desenvolvedores de aplicativos para celulares atentos.

Embora a Microsoft ainda seja o alvo preferencial por parte dos desenvolvedores de malwares, outros sistemas operacionais também estão virando alvo dos cibercriminosos, eles são: symbian da nokia, android do google, iOS da apple e o blackberry da RIM.

Ativírus para celulares

A maioria dos antivirus para smartphones são desenvolvidas para as plataformas mais ultilizadas no mercado, neste caso a symbian e a windows mobile. Antivírus para smartphones podem até mesmo bloquear spams enviados por operadoras, para isso basta cadastrar o numero das operadoras em listas específicas, as black lists. Para mais informações assista o vídeo no fim deste artigo.

  • Para se proteger algumas dicas são úteis:
  • Procure não usar o mesmo smartphone para o trabalho e para casa.
  • Procure não usar redes wifis que não pedem autenticação ou senha.
  • Não aceite arquivos enviados via bluetooth de smartphones que não conhece ou de pessoas que não tenham te avisado que enviariam algo.
  • Desligue o bluetooth quando não estiver usando.

Glosário básico

Malware: são softwares ou programas de computador destinados a causar danos a sua maquina por alterar o funcionamento da mesma ou roubar dados digitados no smartphone ou mesmo guardados no banco de dados.

Hacker: é alguém que usa um computador ou aparelho semelhante para conseguir acesso sem autorização a dados em um computador, sistema de computadores ou arquivos protegidos.

Abuso de recursos: é quando um hacker ou malware ultiizam os recursos de um aparelho para atingir seus objetivos. Isso acontece com o Malware que drena a bateria do smartphone enquanto tenta enviar copias de si mesmo pela rede bluetooth ou wifi em que o aparelho esta conectado.

Ataques na internet ou redes: estes ataques acontecem quando hackers ou malwares são capazes de acessar seu smartphone e os dados contidos neles por alguma lacuna na proteção do aparelho. assim sendo, eles utilizam de uma conexão de internet ou buetooth para acessar a máquina.

Um Comentário para: “COMO PROTEGER SEU SMARTPHONE DOS VÍRUS

  1. Pingback: MENSAGEM PARA VOCÊ! | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.