AS DIFICULDADES DO EMPREENDEDORISMO NEGRO NO BRASIL

Um dos grandes obstáculos para a ascensão da comunidade negra no Brasil relaciona-se à falta de oportunidade para o empreendedorismo. Um estudo realizado pela Associação Nacional dos Coletivos de Empreendedores Negros (Anceabra) revelou que apenas 3,8% dos afrodescendentes conseguem se tornar um empreendedor no Brasil.

A pesquisa mostrou, ainda, que a maior parte do setor informal é representado pela negritude, isso por conta da falta de oportunidades de emprego formal e das dificuldades encontradas por cidadãos de raça negra no momento de abrir uma empresa por meios legais.

O sociólogo Jorge Aparecido Monteiro incentiva, por meio de seu livro “O empresário Negro”, a criação de um projeto nacional de desenvolvimento da empresa afro-brasileira, assim como criar associações de empresários negros, no intuito de promover a troca de experiências entre eles.

Para Monteiro, além de sofrer com a falta de crédito e a carga tributária, o empresário negro ainda é vítima da discriminação, o que dificulta ainda mais o rumo de suas atividades. Ele explica, também, que o apoio das autoridades municipais, estaduais e da esfera federal é fundamental para a mudança deste cenário.

Uma legislação tem contribuído para a criação de uma classe média empreendedora na África do Sul, país que por décadas esteve em regime formal de segregação. A lei garante que qualquer empresa que faça um contrato com o governo tenha cotas de negros em sua gestão, além de disponibilizar cursos profissionalizantes para executivos negros e realizar parcerias apenas com empresas ligadas ao programa.

Os números brasileiros comprovam que as mudanças daqui ainda não são tão significativas. As políticas de reparação, apesar de já fazerem parte da realidade nacional, não têm transformado o quadro de desigualdade da sociedade, porém o empreendedorismo pode ser um dos meios a serem utilizados para que seja efetivada uma verdadeira política de inclusão social no país.

Um Comentário para: “AS DIFICULDADES DO EMPREENDEDORISMO NEGRO NO BRASIL

  1. Pingback: ★ O Dia da Consciência Negra ★ | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.