APRENDA A FAZER PASTEIS DELICIOSOS

Fonte: Wikipédia Autor: BuenosAiresPhotographer

O pastel brasileiro é um dos salgados mais famosos das áreas populares do nosso país! Popularmente encontrado em feiras, hoje o pastelzinho também preenche o espaço de Shoppings e coquetéis famosos!

Mas, de onde surgiu aquela massa fininha, que depois de recheada e frita, faz lamber os beiços de qualquer fã da iguaria?

A história do pastel!

O pastel foi baseado no rolinho primavera da culinária chinesa. Foram os jesuítas, que ao acompanharem os navegadores portugueses ao oriente, trouxeram a receita dos deliciosos rolinhos primavera para Portugal. Entretanto, na hora de fazer o prato, alguns ingredientes foram trocados e os rolinhos de primavera se transformaram em pastéis doces com recheio de amêndoas. Inclusive, as pastelarias de Portugal até hoje são conhecidas como docerias.

Mas e no Brasil? Como surgiu este prato?
No ano de 1890 – com a criação dos primeiros armazéns e pensões familiares – que os imigrantes chineses começaram a montar as suas pastelarias. Mas o diferencial deste pastel brasileiro para o de Portugal era a adaptação dos ingredientes. O chineses tiveram que usar obra-prima brasileira para criar os pratos, e foi assim que surgiu o delicioso pastel brasileiro: popularmente recheado com carne, queijo ou palpito!

Os chineses invadiram as feiras brasileiras, e mesmo vindo de tão longe, criaram um prato verde e amarelo que farta a mesa do brasileiro até hoje. Atualmente, o mercado do pastel no Brasil tem crescido muito, oportunizando comerciantes a terem imaginação para criar muitas outras variedades de recheios e formato de pastel.

Hoje encontramos pasteis de  tipos curiosos: como, por exemplo, os que que unem o recheio salgado com o doce – o caso do tão famoso e popular recheio de massas: “Romeo e Julieta” – encontrado também em pizzas e outras iguarias.

Muito interessante a história do pastel, não é mesmo? Esta história toda abriu o meu apetite, e o seu? Que tal aprendermos agora a preparar a massa tipicamente brasileira do pastel?

Navegando pela web, o NuvenDigital encontrou uma receita de pastel publicada pela internauta Tania Cione no site “Tudo Gostoso” do portal Uol. Vamos aprender a faze-la abaixo? (caso prefira, acesse a receita direto do site UOL, clique aqui!)

_

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1 colher de sopa sal
  • 1 ovo
  • 1/2 dose de pinga
  • 1 colher de chá vinagre
  • 250 ml de água

Modo de preparo:

  1. Misture os ingredientes em uma tigela e amasse com as mãos.
  2. Sove bem a massa sobre uma superfície lisa enfarinhada.
  3. Utilize um rolo para esticar a massa e deixá-la na espessura desejada.
  4. Corte a massa no tamanho que quiser fazer os pastéis.
  5. Recheie e frite em óleo bem quente.
Obs: O site Nuven Digital orienta o caro leitor a ser criativo na criação do recheio, e fazer do jeito que lhe agradar!
Espero que todos tenham adorado a dica! Em breve voltamos com outras histórias e receitas.
_

Leia outros textos de Rodrigo Saraiva:
http://digitarcomdeus.blogspot.com

Fonte de pesquisa da receita: http://tudogostoso.uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.