DEMOCRACIAS

A democracia é hoje o sistema político mais aclamado como defensor dos direitos do povo, entretanto a chamada democracia direta, ou democracia pura é praticamente inexistente. Nesse tipo de governo a população apresenta seu voto em cada situação em particular.

Em locais onde existem grandes populações é impossível que exista a democracia pura. Em Atenas na Grécia antiga, por exemplo, se usava a democracia direta, entretanto, apenas aqueles considerados cidadãos podiam votar. Servos, mulheres, crianças e estrangeiros não podiam opinar em nada dentro da cidade.

O formato democrático mais comum (e adotado no Brasil) é a democracia representativa. Nesse tipo de governo a população elege representantes por meio de eleições que ocorrem de tempos em tempos. A idéia é que exista uma rotatividade de poder, mas na prática não é bem assim.

No Brasil existem diversas famílias que estão no poder público a gerações. Na Bahia existe a família Magalhães que dominou o estado por quase 30 anos , no estado do Maranhão a família Sarney detém o poder desde a década de 1950.

A democracia representativa no Brasil é recente. À cerca de 30 anos atrás o país enfrentava uma ditadura militar que não peremitia aos seus cidadãos escolher quem seriam os responsáveis por administrar a máquina pública.

Em 2012 é possível votar e escolher o chefe da nação, entretanto a democracia representativa tem sido realmente o governo do povo nesses últimos 30 anos?

5 Comentários para: “DEMOCRACIAS

  1. Penso que concordamos que a democracia representativa no Brasil nestes últimos trinta anos não deu conta de atender a mais elementar necessidade básica do povo que é, na minha opinião, a educação elementar e fundamental pública, de qualidade e para todos.

  2. Parabéns a quem realizou a matéria desse blog, pois foi muito conciso e feliz nas colocações. Queria observar que houve um erro de digitanção ao final da matéria, ou seja, no lugar da palavra “governo” foi digitado o termo “govereno”.

    Abraços fraternos

    Neivaldo Chaves

    • Olá Neivaldo, Muito Obrigado pelo seu comentário. O artigo Foi escrito pelo Cícero Sena, Um colaborador do Blog. ficamos felizes que tenha gostado de nosso artigo sobre democracias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.