BRASILEIRO SE DESTACA E RECEBE PRÊMIO DA UNESCO

Editor, escritor, tradutor, lexicógrafo e professor de língua e cultura árabe. Estas são as funções desempenhadas pelo carioca João Medeiros Vargens, que recebeu, nesta terça-feira (21), o prêmio Sharjah para Cultura Árabe, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco).

Medeiros dividirá o Unesco-Sharjah com o libanês Elias Khoury. O brasileiro  levou a premiação pelo estudo da influência da língua árabe no português e da cultura islâmica no Brasil e no mundo lusófono. O prêmio será entregue na próxima segunda-feira (27), em Paris, pela diretora da Unesco, Irina Bokova, e cada um receberá US$ 30 mil.

Vargens se destaca, segundo a Unesco, por conta de seu envolvimento no estudo da influência da língua árabe no português e pelo seu trabalho para iluminar a cultura islâmica no Brasil e no mundo português em geral”. Criado há dez anos pelos Emirados Árabes, o prêmio Sharjah para a Cultura Árabe premia a cada ano duas personalidades, sendo uma árabe e a segunda de outro país.

Um Comentário para: “BRASILEIRO SE DESTACA E RECEBE PRÊMIO DA UNESCO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.