WIKILEAKS DIVULGA 5 MILHÕES DE EMAILS RELACIONADOS COM VIGILÂNCIA DE ENTIDADES CIVIS

Descrição: Símbolo do WIKILEAKS Fonte: Wikipédia

O site Wikileaks, famoso por divulgar segredos diplomáticos, políticos e comerciais, começou a publicar nesta segunda-feira (27) um conjunto de mais de cinco milhões de e-mails da Stratfor, uma das empresas de inteligência mais bem informadas do mundo, que tem serviços secretos, ministérios de diversos países, embaixadas e multinacionais como parceiros.

Os e-mails mostram as técnicas utilizadas para adquirir as informações. Dentre as instituições envolvidas estão a Dow Chemical Co., a Northrop Grumman, a Raytheon, além de diversas agências governamentais americanas.

Todo material libertado pelo Wikileaks foi enviado para empresas de comunicação de todo o mundo, que neste momento estão explorando as documentações. A publicação inclui e-mails entre 2004 e dezembro de 2011 e foi chamada de Global Intelligence Files pela Wikileaks.

Os documentos explicam, entre outras ações, como a Coca-Cola contratou o Stratfor para ter informações sobre os ativistas da People for the Ethical Treatment of Animal (Peta), associação que cuida dos direitos dos animais. O material mostra como empresas de segurança dos EUA trocou informações com esta empresa privada. Em um dos e-mails, um dos responsáveis pela Startfor diz “O FBI tem informação classificada sobre os ativistas da PETA. Vou ver o que consigo descobrir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.