DOCUMENTÁRIO SOBRE CLEMENTINA DE JESUS SERÁ EXIBIDO GRATUITAMENTE EM SALVADOR

O documentário “Clementina de Jesus – Rainha Quelé” traz depoimentos de artista renomados da Música Popular Brasileira, como João Bosco e Lecy Brandão, sobre uma das figuras mais encantadoras da MPB, Clementina de Jesus. O filme será exibido nesta terça-feira (6), às 19h, no Cineteatro Boa Vista, situado no bairro de Brotas.

O documentário comemora antecipadamente o Dia da Mulher e terá acesso gratuito. Depois da exibição, os espectadores poderão participar de um bate-papo com representantes de diversos movimentos negros da Bahia. Clementina nasceu no Rio de janeiro, em 1901. Sua voz marcante foi descoberta em 1963, pelo produtor e compositor Hermínio Bello Carvalho.

Clementina era negra, pobre, dona de casa e empregada doméstica e, com Hermínio, levou sua voz para todo o Brasil, levando em consideração suas referências africanas e cultura afro-brasileira. Clementina gravou com grandes nomes da música nacional, dentre eles: João Bosco, Milton Nascimento, Alceu Valença e Clara Nunes.

O documentário foi premiado na categoria Melhor filme de Longa Metragem no Festival Internacional de Cinema de Arquivo REcine. A direção é de Werinton Kermes e o roteiro é de Míriam Cris Carlos. Em 2011, completa-se 25 anos da morte de Clementina, que foi causada por um derrame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.