PLANO DE NEGÓCIOS: TODO EMPREENDEDOR DEVE TER

Uma das maiores falhas de um empreendedor é não possuir um plano de negócios adequado. Não pesquisar, estudar ou fazer ao menos uma ou duas continhas a respeito do quanto vai ser gasto no empreendimento é a fórmula certa do fracasso.

A criação de um bom plano de negócios pode ajudar ao empreendedor com uma boa aproximação com investidores capazes de capitalizar o seu empreendimento. Outra vantagem do plano de negócios é que seu planejamento permite uma maior previsibilidade dos resultados do seu trabalho, ou seja, menos possibilidades de surpresas desagradáveis.

Em um plano de negócios deve está descrito todos caminhos que o empreendedor deve seguir ao abrir uma empresa. Questões como custos, concorrência, publico alvo devem estar descritas no projeto com o máximo de exatidão possível. Isso irá permitir ao investidor saber se vale ou não colocar dinheiro na proposta.

O primeiro passo para a criação de um plano de negócios pode ser procurar ajuda. O SEBRAE possui cursos gratuitos, além de tutoriais em PDF para o empreendedor que estiver tentando descobrir como montar um plano de negócios.

É possível ainda encontrar modelos de como fazer esses documentos no site do SEBRAE. O empreendedor só precisa baixar o documento e começar a usar.

As ferramentas estão disponíveis à um clique de você empresário, contar com a sorte não é uma boa idéia. Se você começar a estudar agora, pode montar o seu negócio de sucesso.

3 Comentários para: “PLANO DE NEGÓCIOS: TODO EMPREENDEDOR DEVE TER

  1. Muito importante artigo, não podemos deixar de comentar sobre o Business Model Canvas, uma metodologia desenvolvida para a criação de modelos de negócios inovadores, alguém aqui conhece ou usa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.