POR QUE COMENTAR FAZ TODA A DIFERENÇA?

Comentar em blogs e sites é uma forma de criativa de iniciar links úteis
Comentar em blogs e sites é uma forma de criativa de iniciar links úteis

Comentários são importantes. Eles encorajam escritores, incentivam leitores e comunicam ideias poderosas. Foi enquanto escreviamos um artigo sobre a importância dos comentários para os profissionais de Marketing e Mídia, que notamos o quão importantes os comentários em páginas da internet eram para os blogueiros. E foi por causa disto que decidimos ivestigar os porquês dos comentários serem tão preciosos. Veja  o que encontramos:

  1. Comentários geram conexões

  2. Comentários causam impressões positivas

  3. Comentários podem render visitas em seu blog

Comentários geram valor e criam conexões

Poucas ações são tão úteis e eficazes na divulgação de ideias pela internet como os comentários. E isto é verdade, tanto para quem escreve em um blogs, cria vídeos ou mesmo distribui arquivos de audio. Do doc ao pdf, do facebook ao youtube, comentários são o que nos distinguem das máquinas. Pessoas deixam comentários, robôs não. Comentários carregam valor, motivação e opinião. E mais que tudo isto, eles podem até mesmo iniciar amizades.

O sucesso na vida e também nos negócios está diretamente ligado a qualidade de nossas conexões com outras pessoas. Seja na escola, no trabalho ou na balada precisamos estar conectados para fazermos algo. Quando lemos biografias de personalidades, encontramos narrações de como eles traçaram conexões que determinaram toda a sua a vida. Por isto é que comentários autênticos criam conexões.

“Foi o tempo que investiste em tua rosa que fez tua rosa tão importante” –Antoine de Saint-Exupéry

A melhor impressão é a que fica – Se o  post fosse o convite o comentário seria a aceitação

Quantas vezes compramos produtos por causa do bom atendimento? Neste caso é o vendedor(a) que agrega valor ao produto. E percebemos que profissionais de sucesso nem sempre são os melhores no que fazem, mas são os melhores na forma como fazem. Eles criam conexões. No Brasil,  todo o ano, milhões de reais são gastos em comerciais diversos, tudo para tentar criar conexões com clientes. Como blogueirios muitas vezes não podemos criar comerciais, mas todos podemos comentar. As vezes, não precisamos mover montanhas para chegar a algum lugar, muitas vezes a única coisa que precisamos fazer é soprar a poeira.

Uma rápida busca no google vai te mostrar que a maioria dos blogueiros se sentem mais motivados, alegres e felizes quando recebem comentários em seus posts. “se os leitores não comentam desanima os escritores”, “Comentar não doi” “eles geram orgulho” ,”Comentários mostram que leitores dão valor ao que fazemos” estas são apenas algumas expressões reais de blogueiros. Afinal de contas,  eles passam horas trabalhando no conteúdo que publicam. E um comentário, é a única coisa que eles desejam para recompensa-los pelo esforço. Desta forma, um post sem comentários é tanto uma oportunidade como um convite a participação do leitor.

Comentários cativam e  trazem visitantes de volta

Você tem um blog e gostaria de ter mais leitores? Então porque não começa comentando em outros blogs relacionados? Comentários cativam. Eles também demonstram consideração e respeito pelos outros. Eles criam um dialogo que pode ser muito útil tanto para visitantes quanto para profissionais de qualquer área. Quantas vezes você não procurou informações sobre alguém só por ter lido um comentário dele(a)? É um mito acreditar que só se deve comentar quando o coteúdo é bonito ou merece um elogio. Todo blogueiro fica muito feliz quando receber  comentários.

O pesadelo de qualquer blogueiro é ser visitado apenas por leitores mudos, apelidados de leitores fantasmas. Eles são aqueles que passam pelo post como se os posts não existissem. Mas mesmo quando recebem comentários,  os autores, esperam que a resposta seja autentica, nada de copiar e colar. Assim   comentar é apenas uma proposta de colaboração, compartilhamento e conexão. Para muitos leitores, a melhor parte de um post é aquela reservada aos comentários. Pois ali eles descobrem o que outros pensam do blog e podem dar suas próprias opiniões.

Por do Sol, Mulher admira flor no campo
Plantando Sementes em 2012

Quer saber mais da importância dos comentários nos blogs, então leia outras opiniões nas páginas da Ju Toledo no Movimento das Blogueiras, no Blog do Caique Medeiros,no blog Site Caseiro do Gustavo Guerra, no belo post no blog da Jaqueline, o Sweet Woman,e na menssagem da Camila Collares no Ohlittlequeens

6 Comentários para: “POR QUE COMENTAR FAZ TODA A DIFERENÇA?

  1. Olá Fabio, quando alegria ver que um dos meus textos lhe ajudou em alguma coisa, fico muito feliz por isso, e ficaria muito mais feliz em colocar esse texto no meu blog, se é que não vai incomodar 🙂

    Aproposito parabéns pelo seu blog, muito lindo e cheio de conteúdos legais.

    • Bom Dia Caique Medeiros, Obrigado pelo seu comentário, uma das melhores coisas na web é poder encontrar blogs de pessoas legais e que compartilham informações como você. Adoraria que você colocasse este texto no seu blog, mas me parece que isto pode não ser bom para sua colocação no google. Nós do nuven escreveríamos com prazer um artigo novo sobre um tema de sua escolha para o seu blog se você quizer, mas se mesmo assim quizer copiar o texto deste post sinta-se a vontade para faze-lo segue a página do google sobre esta informação: http://support.google.com/webmasters/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=66359

  2. Olá fábio, vi o comentário que você fez no meu blog sobre a importância dos comentários, e vim aqui ler seu post, ele ficou realmente bom e ressalta muito a importancia dos comentários para nós blogueiros. Seu post ficou realmente muito bom. Abraços, sucesso para você e seu site.

    • Obrigado Camila, foi um prazer escrever este post, ainda mais baseado em material tão bom como o seu e os outros blogs que eu visitei. Espero que um dia as pessoas aprendam a importância dos comentários e não tenhamos mais que explicar, mais isto ainda é um sonho para nós.

  3. Que bacana este artigo Fabio! Ao compartilharmos conhecimento temos a oportunidade de o aprimorarmos ou não. A primeira opção só é possível se estivermos abertos a aceitar o feedback. Eu costumo dizer que muito me alegra os que me apoiam, são importantes, mas muito me ajudam a crescer e evoluir os que descordam. Estes são, muitas vezes, os grandes responsáveis por irmos em novas direções e descobrirmos novos caminhos. Por isso, vejo críticas como grandes aliados ao nosso sucesso, uma vez que em grande parte, acabam enriquecendo os conteúdos ou influenciando novos estudos. Você faz um belo trabalho e está de parabéns! Um grande abraço, excelente semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.