COMO IDENTIFICAR UM EMPREENDEDOR NO ESCURO

Você sabe identificar um empreendedor no escuro?

Você sabe identificar um empreendedor no escuro? Saiba como, lendo este artigo.

Você sabe identificar um empreendedor no escuro? Talvez nunca tenha pensado na importância desta pergunta. Mas, a explicação é simples. Empreendedores estão entre os profissionais mais requisitados do mercado. Eles são pessoas que literalmente podem valer seu peso em ouro. São indivíduos que conseguem resolver problemas e encontrar saídas lucrativas e benéficas para situações problemáticas, que de outro modo, somariam prejuízos para a maioria das pessoas, empresas e empreendimentos.

Mas, empreendedores não são tão raros como talvez pensemos. Eles podem ser identificados por três características básicas. A primeira delas é o uso extensivo de alguma forma de tecnologia; já segunda característica é a persistência na busca de um resultado especifico, e a terceira e ultima característica é o uso da imaginação para propor soluções úteis, rápidas e inteligentes. Abaixo, desvendamos em detalhes cada uma destas características.

  • Empreendedores revolucionam o uso da tecnologia

Empreendedores geralmente precisam de tecnologia para entregar resultados. Mas, enquanto alguns deles inventam as tecnologias que precisam, outros fazem novos usos de tecnologias já existentes para garantir os resultados esperados. Gutenberg usou os tipos móveis para revolucionar a imprensa; Henry Ford o automóvel, ou o motor para revolucionar a industria moderna; Bil Gates, sistema MSDOS para revolucionar a informática; Larry Page e Sergey Brin, alguns servidores para criar o Google; Mark Zuckerberg a Web 2.0 para criar o Facebook e assim por diante. Mas, o ponto aqui é que  todos, ou a esmagadora maioria dos empreendedores, interagem com aparatos tecnológicos de uma forma ou de outra.

Fibra ótica TOSLINK iluminada em um das  extremidades - fonte wikpédia

Fibra ótica TOSLINK iluminada em um das extremidades - fonte Wikipédia

Como exemplo disto podemos apontar para a fibra otica. A maioria de nós conhece as maravilhas relacionadas ao uso da fibra ótica. Graças a ela temos internet banda larga, transferencia de dados pelo telephone, Tv com qualidade digital e assim por diante. Mas quantos de nós sabem que as propriedades que permitem à fibra ótica ser tão benéfica para a nossa comunicação,  já eram visíveis para qualquer camponês medieval que tivesse acesso a dois baldes de madeira, um pouco de água e um feixe de luz?

A fibra ótica permite a transferencia de dados por meio da lúz que carrega. É qualquer código transmitido por ela viaja à velocidade da luz. Mas,  qualquer pessoa que observe uma fluxo continuo de água atravessar um feixe de luz perceberá que o liquido absorve certa quantidade da luz e a carrega com ele para onde vai. Isto acontece por causa de uma propriedade da água chamada de refração. Até aqui já sabemos o principio que permitiu o desenvolvimento da tecnologia, o único desafio restante foi o de descobrir um meio que transportasse esta luz por grandes distâncias sem muita interferência ou diminuição na qualidade do feixe no ponto final. Foi esta, a parte do processo do desenvolvimento da fibra ótica que demorou séculos e não as descoberta do principio.

  • Empreendedores Tentam , tentam e tentam 

Empreendedores nunca desistem. Eles sempre usam o que para os outros é um desafio como um incentivo para continuar na busca de soluções. Embora seja verdade que muitas vezes precisamos mudar de planos com relação a um projeto ou outro. O fazemos na maioria das vezes para assegurar um objetivo específico dentro de nossos projetos de negócios.

Empreendedores tem a tendência a persistir, são pessoas perseverantes. Como empreendedores, estamos acostumados  a tentar e tentar enquanto aprendemos com os nossos erros.

As lâmpadas elétricas, por exemplo,  instrumentos que ilumina as nossas casas, escritórios e recepções, podem a primeira vista, parecerem simples e receber muito pouco de nossa atenção. No entanto para que a primeira delas fosse produzida 10.000  tentativas foram feitas. Muitas vezes achamos tedioso checar as lâmpadas no supermercado, mas Thomas Edson, o inventor da lâmpada, precisou testar 10 mill vezes a ideia que já tinha na mente antes de poder dizer – “Tenho uma Lâmpada”. E somos todos muito felizes de que e ele não desistiu, para o nosso benefício.

Interessantemente, o conceito da lâmpada, a ideia original que a concebia como uma chama que nunca se consome, já era uma realidade na cabeça de Thomas muito antes da primeira lâmpada vir a existência. Mas, foi a tarefa de encontrar a mistura certa de gases para produzir este efeito que requereu mais de 10.000 tentativas. Se podemos estar certos de algo em tudo isto, é ao fato de que Thomas  acreditava tanto na possibilidade em sua mente que não desistiu, mais não podemos duvidar de que ele precisou de muita imaginação para concretizar-la.  Isto nos leva ao terceiro e último ponto identificador de um empreendedor.

  • Empreendedores tem a Imaginação como sobrenome

Imaginação é outra característica marcante nos empreendedores. isto porquê eles não se limitam ao que os livros ou especialistas dizem ser ou não ser possível. Eles vão além e vêem o mundo em uma constante evolução, o enxergam como ele pode ser e não apenas como ele é. Eles vêem no que temos aquilo que podemos ter.

JaguarXT5 supercomputador usado pelo Governo dos Estados Unidos no centro nacional de pesquisas computacionais. Foi transformado no supercomputador Titan após upgrade em 2012. Supercomputadores como Jaguar, hoje, Titan, podem chegar a realizar mais de 2,5 quatrilhoes de operações por segundo.
JaguarXT5 supercomputador usado pelo Governo dos Estados Unidos no centro nacional de pesquisas computacionais. Foi transformado no supercomputador Titan após upgrade em 2012. Supercomputadores como Jaguar, hoje, Titan, podem chegar a realizar mais de 2,5 quatrilhoes de operações por segundo. Um bom computador, como o usado para escrever este post não ultrapassa as 500.000 operações por segundo.

Muitos recursos já foram gastos com o objetivo de se encontrar uma formula para produção de imaginação, ou pensamento lateral em massa. A primeira alternativa lógica foi o extensivo uso de computadores e inteligências artificiais. Mas, computadores são perfeitos demais para serem criativos, são extremamente eficazes em tudo que fazem, sendo fieis à diferenças que a maioria de nós humanos nem perceberia em objetos ao nosso redor, nem mesmo com o auxilio de lentes magnificadoras veja o caso da nanotecnologia. Mas para mim me parece que é exatamente a nossa falta de precisão que nos torna superiores que tantas super-máquinas. São os pequenos desentendimentos e principalmente a capacidade de se acreditar em ideias que estão simplesmente em nossas mentes como projeções de um holograma mental que nos faz perseguir e realizar sonhos, que não poderiam ser chamados de outro nome até que se tornem realidade.

Assim, podemos concluir que empreendedores são pessoas comuns que atendem as necessidades dos outros por meio de sistemas e métodos cuidadosamente planejados. Eles não estão presos a um momento no tempo e no espaço mas são capazes de transcende-los com o poder de sua criatividade. Seja numa carpintaria egípcia a 3.000 anos atras, ou no escritório moderno cercados de máquinas e microprocessadores potentes e avançados, os empreendedores continuam criando objetos, produtos e serviços  que satisfazem as necessidades de nossos clientes.

Fabio Santos

Fábio gosta de comunicação e direito, é apaixonado por Interatividade, empreendedorismo e tecnologia. Criou o curso em vídeo com 10 aulas, que ensina as pessoas a usar a internet para gerar renda de forma simples e prática. O nome do curso é Como Trabalhar de Casa com a Internet.

Fabio Santos

Sobre: Fabio Santos

Fábio gosta de comunicação e direito, é apaixonado por Interatividade, empreendedorismo e tecnologia. Criou o curso em vídeo com 10 aulas, que ensina as pessoas a usar a internet para gerar renda de forma simples e prática. O nome do curso é Como Trabalhar de Casa com a Internet.

4 Comentários para: “COMO IDENTIFICAR UM EMPREENDEDOR NO ESCURO

  1. Fábio, Artigo muito bom! na minha opinião empreender vem também da necessidade de mudança, querer mudar algo e atingir as pessoas, o empreendedor pensa em gerar riqueza e cada um tem em sua mente o que é essa riqueza. Revolution!! Parabéns!

    • Obrigado Felipe, concordo com você. a necessidade de mudança é muito importante para um empreendedor. Mas, eu vejo mais esta necessidade como uma motivação ou estimulo que nos move a interage com os outros. Acredito que a motivação ainda vem antes da criatividade, determinação e o uso da tecnologia. O empreendedor se sente motivado a agir. Acho que sua sugestão pode gerar um outro post.

  2. Pingback: Empreendedores UniversitáriosQue desafios e oportunidades encontra o Jovem empreendedor brasileiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


9 − = cinco

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>