COMO EVITAR UMA CRISE DE IMAGEM NAS REDES SOCIAIS

Quando algo dá errado nas redes sociais
Quando algo dá errado nas redes sociais

A crise de imagem, também conhecida como abalo de imagem ou de credibilidade pode ser o maior pesadelo de uma empresa. A má reputação resultante de uma crise como esta pode levar o empreendedor a perda de clientes e parcerias e gera uma crise de relacionamento. Isso pode piorar muito quando a crise está situada no campo das redes sociais, pois nesse ambiente a liberdade de publicação é muito maior que a de um jornal, e existe um menor controle sobre a criação e propagação de boatos ou informações difamatórias.

No entanto, com algumas medidas básicas é possível sim evitar grandes prejuízos a imagem da sua empresa nas redes sociais.

1-   Ofereça o melhor serviço possível. Assessoria de imprensa nenhuma resolve o problema de um serviço sem vergonha. Na dúvida, tenha certeza de que você tem condições de oferecer ao seu cliente o que está propondo.

2-   As Redes Sociais não são só propaganda gratuita, elas também são centrais de relacionamento com o cliente, então, se alguém perguntar algo sobre a sua empresa no facebook responda o mais rápido que puder.

Como exemplo vamos usar um caso que aconteceu na Bahia em fevereiro de 2012. Durante a greve da PM na Bahia o colégio Villa Lobos postava diariamente no twitter e facebook avisando aos alunos se haveria ou não aula durante a paralisação da polícia. Isso era necessário, pois os estudantes perguntavam todos os dias a respeito de quando as aulas retornariam. Essa estratégia embora trabalhosa se mostrou positiva para a imagem do colégio.

3-    Monitore as redes sociais da sua empresa com freqüência, mesmo que tenha contratado alguém para fazer isso e essa pessoa esteja te passando relatórios. O ditado popular “é o olho do dono que engorda o gado”nunca foi tão útil como em situações como esta.Assim é possível perceber se ter uma rede social para sua empresa está dando certo ou não.

4-    Não importa o quanto estejam sendo grosseiros, nunca tenha um bate-boca com clientes criadores de caso pelo facebook.

5-    Não trate a rede social de sua empresa como uma simples arma de marketing. Essa ferramenta é perfeitamente utilizável para aproximar o cliente da marca, então cabe ao empreendedor não ter medo de criar relações e aproveitar todas as oportunidades para fazer isto.

5 Comentários para: “COMO EVITAR UMA CRISE DE IMAGEM NAS REDES SOCIAIS

  1. Bacana a forma como expôs o tema, Cicero! Com clareza e objetividade. Dois pontos me chamam muito atenção. Algo que ocorre no dia-a-dia das pessoas seja nas empresas ou fora delas e tem sido levado para a rede. Pessoas que pagam outras para fazer o que deveriam estar fazendo e a falta de controle emocional que está por todos os lados, fatos, que você lembra bem neste artigo, quando fala da importância de acompanhar, participar, monitorar e das questões relacionadas a comportamentos grosseiros. Vejo a pesquisa e o planejamento como uma forma de evitar e preparar melhor os gestores para lidar com este tipo de situação. Abraços! Parabéns!

  2. Pingback: GUEST POST, COMO ESCREVER COMO CONVIDADO PARA OUTROS BLOGS? | Nuvendigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.