ESTUDO REVELA QUE METADE DAS CIDADES BRASILEIRAS JÁ TÊM ACESSO À INTERNET MÓVEL

O serviço de internet móvel já é utilizado por 48,6% dos municípios brasileiros. Este numero representa um aumento de 23,4% na cobertura de 2010 para 2011. Os números foram revelados nesta terça-feira (20) pela Huawei companhia de telecomunicações, em parceria com a consultoria Teleco, em um levantamento que traça o panorama do serviço de internet banda larga no país.

O acesso ao serviço de banda larga praticamente dobrou em um ano, passando de 20,6 milhões para 41,1 milhões no ano passado. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou o número de acessos à internet móvel, que em fevereiro deste ano chegou a 47 milhões, tornando superior à média mundial, o número de adoção à internet móvel no país.

Apesar do crescimento, o país atingiu uma média de 24,1 acessos móveis por 100 habitantes, uma taxa inferior a de países desenvolvidos, equivalente a 56,5 acessos por 100 habitantes. De acordo com o presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, a cobertura é ampla no Brasil, porém fica concentrada em uma única operadora. A maioria dos municípios é atendida pela Vivo, que tem redes móveis em 2.516 cidades. Em seguida está a Claro, com 657 municípios, TIM com 488 municípios e Oi com 250 municípios.

Os acessos seguem a tendência de serem realizados via smartphones, ressaltando que quatro em cada dez aparelhos vendidos no mundo são celulares inteligentes. “Preços mais acessíveis de smartphones contribuiriam para a difusão do 3G no país”, afirma o consultor.

No ano passado, o serviço de banda larga fixa cresceu 19,6%. A cobertura do serviço atinge praticamente todos os municípios brasileiros, com 99,8% de atendimento do território. “Isso não quer dizer que todas as pessoas que moram nessas localidades já utilizem a banda larga, porque ainda é necessário que as empresas construam as redes que levem a conexão até a casa do assinante”,  explica Tude.

2 Comentários para: “ESTUDO REVELA QUE METADE DAS CIDADES BRASILEIRAS JÁ TÊM ACESSO À INTERNET MÓVEL

  1. Pingback: EMPREENDEDOR REVELA AS 5 MAIORES MENTIRAS SOBRE AS REDES SOCIAIS | Nuvendigital

  2. Pingback: EMPREENDEDOR REVELA AS 5 MAIORES MENTIRAS SOBRE AS REDES SOCIAIS |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.