BOM SENSO: A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE DE UM DESIGNER

Corte demarcado, laço magnético, pincel e máscaras de imagem são efeitos comuns em programas editores de imagem. Esses apetrechos se tornam armas para criação de poluição visual nas mãos de um designer que não possui a ferramenta primordial de qualquer bom profissional: Bom senso.

Abaixo vão alguns erros de design de quem sabe usar os programas, mas não o bom gosto:

1- Degradê com variações muito bruscas nas cores podem complicar a transmissão da informação. Para os interessados em ver o resultado malévolo do degradê mega colorido, basta olhar os cartazes de shows colados nas paredes e muros de Salvador.

2- É verdade que cores fortes chamam a atenção do público, entretanto o uso indiscriminado desse recurso têm agredido a visão de muita gente. Ser visto não pode ser mais importante que ser bem visto. O empresário que contrata o serviço de designer deve ter em mente que traumatizar seus clientes para o resto da vida por conta de um cartaz é uma péssima forma de chamar atenção do público. Cores fortes podem ser usadas, mas em situações específicas, além da necessidade de um certo cuidado para não deixar a informação do produto invisível.

3- Programas de computador utilizados na edição de imagens e para desenhos vetoriais possuem várias ferramentas e efeitos, entretanto isso não quer dizer que elas devam ser usadas todas ao mesmo tempo. Essa prática pode levar a um produto confuso e de difícil processamento de informação. Saber o que deve ser usado em uma produção gráfica poupa dinheiro e tempo.

4- Bom gosto não é algo que vem do berço. Um dos maiores erros que um designer pode cometer é não pesquisar a respeito do que é bonito ou não. Erros de julgamento a respeito do que é realmente bom muitas vezes são baseados em falta de conhecimento sobre o que é um trabalho bonito.

5- Todo o trabalho de designer deve estar atrelado à identidade de cliente e do público alvo pretendido, errar nesse quesito pode simplesmente acabar com qualquer campanha de marketing.

Um Comentário para: “BOM SENSO: A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE DE UM DESIGNER

  1. Boa Tarde
    Bom senso o que poucos hoje em día tem.
    Um dos maiores erros que um designer comete é não pesquisar a respeito do que é bonito ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.