PROJETO CIDADES DIGITAIS É LANÇADO PELO GOVERNO

Oitenta municípios terão a internet dos órgãos públicos implantada e modernizada ainda em 2012. O projeto piloto Cidades Digitais, que  tem custo de implantação estimado em R$ 40 milhões, foi lançado na tarde desta quarta-feira (28)  pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que assinou o edital de seleção das cidades beneficiadas.

O documento prevê para até 13 de maio o recebimento de propostas que ajudem o governo federal a avançar no projeto, com o objetivo de implantar a infraestrutura de conexão de rede entre órgãos municipais e equipamentos públicos locais. No começo, cada cidade terá 30 pontos de acesso governamental e público, melhorando o acesso da comunidade aos serviços dos governos municipal, estadual e federal.

Está prevista, ainda, a instalação de internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação; e o governo pretende também usar essas estruturas para estimular o desenvolvimento local por meio de projetos em parceria com micro e pequenas empresas.”Ajudará, inclusive, na transparência de contas, já que os municípios terão melhores condições de torná-las públicas”, disse o ministro.

“Nosso maior objetivo é qualificar a gestão das prefeituras, pensando no desenvolvimento local e no acesso das pessoas à internet. Para que isso seja possível, os municípios candidatos terão de assumir compromissos e atender a exigências técnicas”, completou a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto.

O projeto dará preferência a cidades com menos de 50 mil habitantes, localizadas a menos de 50 km do backbone (redes centrais) da Telebras ou de outras operadoras. Também serão priorizados municípios das regiões Norte e Nordeste. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) colocará à disposição das prefeituras financiamento para demais aplicativos e para a implantação da infraestrutura necessária ao programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.