CUIDADO: REDES SOCIAIS PODEM CAUSAR A SUA DEMISSÃO

Redes Sociais são a grande onda  do momento para tecnologia e empresas. Facebook, Twitter, Tumblr são só alguns exemplos de páginas funcionais muito úteis para divulgação de projetos e atividades. Entretanto para o profissional sem bom senso essa  ferramenta pode ser o fim da carreira de qualquer um.

De acordo com uma pesquisa publicada recentemente nos Estados Unidos da América pela empresa Proofpoint, cerca de 7% das empresas já demitiram por uso indevido de redes sociais. 20% afirmam já ter advertido funcionários por conta de publicações feitas na Internet.

Existem perfis que simplesmente são tóxicos para a imagem de qualquer pessoa. Muitos profissionais esbarram no engano de acreditar que a sua rede social deve ser o local onde se coloca tudo o que vem a mente.

Uma das demissões mais famosas por conta de publicações em redes sociais ocorreu no da eleição da presidente Dilma Russef. A então estagiária de um escritório de advogados Mayara Petruso fez comentários racistas contra o povo nordestino por conta da eleição da presidenta. Além de perder o estágio, a estudante de direito ainda foi processada pelo Ministério Público.

Outro exemplo de falta de cuidado com o uso das redes sociais no trabalho ocorreu no início desse ano. Um funcionário da presidência postou no twitter do governo uma piada envolvendo José Serra. A demissão do metido a humorista foi rápida e precisa.

Na verdade as redes sociais governamentais são dadas a gafes estrambólicas. No ano em que o jogador de futebol Ronaldo “fenômeno” se aposentou, o administrador da conta do twitter do STJ colocou uma postagem perguntando quando o presidente do senado faria a mesma coisa. Resultado: demissão.

Além dos cuidados com o que publicam, os profissionais precisam ficar de olho aberto com o que terceiros postam nas redes sociais em seu nome. Em 2009 uma professora de educação Infantil e alfabetização de uma escola particular de Salvador foi demitida, após aparecer em um vídeo. As imagens postadas no Youtube mostravam a professora   dançando de forma “comprometedora”. O vídeo gravado em um celular foi feito e publicado por um desconhecido da professora.

Ter bom senso é a parte mais importante da carreira de qualquer profissional, isso vale também para as redes sociais. Lembre-se: seu chefe está de olho no seu facebook como o Big Brother do livro 1984, então é importante não gerar provas contra si mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.