MENSAGEM PARA VOCÊ !

Lidar com E-mails já é um parte significativa de nosso dia-a-dia. O que dizer se eles não existissem mais?
Lidar com E-mails já é um parte significativa de nosso dia-a-dia. O que dizer para alguém que quer acabar com eles?

Você liga o computador e vê:  “Bom dia! – Você tem 2.987 e-mails na sua caixa de entrada!”. Então você pensa — Oooh não! Eu não tenho tempo para ler todos estes e-mails. Eles estão na minha caixa de entrada a meses. Simplesmente, Não tenho tempo para lidar com eles agora! — Depois de alguns minutos, ainda relutante, você seleciona uns cinco ou seis e-mails por remetente, encaminha outros 40, e 10 minutos depois já está no telefone ou na internet resolvendo algo importante, só para no dia seguinte encontrar outros 3.136 e-mails esperando por você!

Embora sua experiência pessoal possa ser bem diferente da retratada acima. Milhares de pessoas, por todo o mundo, ainda encontram uma montanha de mensagens todos os dias quando abrem suas caixas de entrada. São centenas de respostas automáticas, spam, notícias de trabalho, correntes, recados de amigos e infinitas notificações de redes sociais, só para citar algumas delas. E-mails indesejados já são vistos como um problema global, acarretando enorme perda de produção e tempo.

E foi exatamente por causa de situações similares as citada s acima que Luis Suarez, um funcionário da IBM  e morador das ilhas canárias, um arquipélago localizado no meio do oceano Atlântico  criou a campanha A world without e-mail ( Por um mundo sem e-mail). Luis que responde a supervisores tanto na Europa quanto nos  EUA, advoga por meio de sua campanha os benefícios da redução do uso do e-mail como ferramenta principal de comunicação em ambientes como escritórios, instituições e universidades pelo mundo afora.

Pensando fora da caixa de entrada

Foi usando o lema pensando fora da caixa de entrada (Thinking out of the e-mail box) e sem medo de encarar opositores, que  Luis começou seu projeto. Para isto, ele usou suas próprias caixas de entrada como cobaias. Em 2011 Depois de quatro anos de esforço organizado e pesquisa para reduzir o número total de e-mails recebidos, Ele anunciou que conseguiu alcançar a excelente marca de apenas 16 e-mails recebidos por semana, o que representa apenas 3,2 e-mails por dia útil.

Confira o que o  Luis fez para reduzir seu número de mensagens:

  • Diminuiu o número de caixas de e-mail tanto pessoais quanto do escritório.
  • Deixou de responder a e-mails que não “merecem respostas – respostas automáticas, repassados, correntes, mensagens sem conteúdo etc.
  • Começou a buscar oportunidades para conversa face a face ou ao telefone para resolver situações do dia-a-dia em vez de recorrer a ferramentas de e-mail
  • Aumentou o uso que fazia de redes sociais dentro da própria empresa, com funcionamento semelhantes ao do Facebook, mas que se limitam a comunicação entre colegas, funcionários e supervisores.

Mesmo reconhecendo que e-mails desnecessários podem ser um problema, foram o tipo de trabalho e o lugar onde o Luis mora que  o estimularam na sua busca por mais eficiência no trato dos e-mails. Foi em um artigo Publicado no New York Times no ano de 2008 ele escreveu: “Eu vivo nas Ilhas Canárias, bem ao lado da costa da Espanha, e sou subordinado a gerentes nos Estados Unidos e Holanda. Entre as diferenças de tempo e participação em diversos projetos, é importante que eu gaste meu tempo de forma eficiente.”

E você, concorda com o Luis? Acredita que a redução no número de e-mails pode melhorar sua qualidade de vida e aproveitamento de tempo no trabalho?

2 Comentários para: “MENSAGEM PARA VOCÊ !

  1. Pingback: COMO ESCREVER MELHOR NO TRABALHO | Nuvendigital

  2. Pingback: Descubra Como Administrar seu Tempo melhor |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.