REDES SOCIAIS NÃO SÃO PARA TODAS AS EMPRESAS

Ao contrário do que se imagina existem empresas que devem ficar longe das redes sociais, caso contrário tudo que ela vai conseguir é perder clientes ou tempo.

Um dos principais problemas de empresas que possuem redes sociais é que um único cliente insatisfeito pode causar sérios problemas de imagem. Por tanto, serviços executados de forma tosca  são um perigo para a reputação. Obviamente todas as empresas têm dias ruins. O problema é quando se atinge níveis como os da Telefônica, líder do top 10 de reclamações no Procom em 2010. Para essas empresas possuir uma página no facebook não é uma boa opção.

Quando se consegue tantas pessoas odiando a sua empresa, ter perfis em redes sociais onde mais gente possa reclamar publicamente contra a instituição  não faz muito sentido.

O empresário quando contrata uma empresa de comunicação para administrar os perfis em redes sociais da sua empresa normalmente sonha com novos clientes e divulgação. O que muitos esquecem é que não existe divulgação que salve uma empresa com serviço ruim.

Facebook, twitter, Youtube… todas se tornaram plataformas para reclamações de consumidores insatisfeitos, a página da operadora Tim, por exemplo, possui muitas reclamações. Vale lembrar, que  a Tim, no memento em que este post foi escrito, ocupa a quarta posição no ranking de empresas mais lembradas pelo Procom de SP. Na página da operadora de celular, existem diversas mensagens de clientes insatisfeitos com o trabalho da Tim. “O comercial diz Tim, sem fronteiras, mas basta atravessar a rua que fico sem sinal” afirmou um dos usuários na página da empresa.

 Redes Sociais antes de serem uma forma barata de divulgação são uma central de relacionamento com o cliente onde ele reclama de cada infortúnio causado pela prestadora de serviço. Antes de fazer promoção de marketing e contratar uma assessoria de comunicação para administrar suas redes sociais é melhor garantir que seu cliente esteja feliz.

4 Comentários para: “REDES SOCIAIS NÃO SÃO PARA TODAS AS EMPRESAS

  1. Muito bom Cicero, é bom ter isso em mente aquele que pensa em monta uma loja online por exemplo, ter problemas com os produtos ou com entregas cria uma imagem ruim para empresa…

    por isso na hora de escolher um programa de afiliado, vender um produto e/ou serviço certifique-se de está enviando para seu cliente algo de valor… não valor monetário, “o que importa numa venda é sempre a satisfação do seu cliente”.

    Desta forma você vai criar uma imagem sólida sem dúvidas!

    abs

  2. A interação através das redes sociais é importantíssima para que as empresas consigam medir a temperatura do negócio.

    Não somente empresas grandes, mas nós, blogueiros, devemos utilizar essas ferramentas como aproximação com nosso público, a fim de conhecermos suas necessidades e promovermos produtos para sanar a mesma.

    Belo texto, sucesso e grande abraço.

  3. Acho que as redes sociais tem seus prós e contras, mas, não saberia dizer qual empresa ou tipo de negócio não se beneficiaria de uma página nas redes sociais. As vezes até esta resposta negativa é boa para a empresa. isto porquê ela pode perceber o que os clientes querem e que tipo de problemas mais os afetam.

  4. Concordo com o Fábio, como definir um perfil para o Facebook? Como dizer que se uma empresa presta um serviço ruim, ela, voluntariamente está numa condição de ser apta a estar em uma Rede Social?

    Mas concordo com o autor, estar por estar, pode ser um problema, estar próximo do publico e achar que este publico, só joga flores, pelo contrario, na maioria só motiva para bater e criticar. Então se definir estar, melhor estar atento, rápido, disponível para responder.

    De qualquer forma a concivência é sempre um problema complexo e exige profissionais para evitar queima ação que tem tudo para Er positiva, caia em desgraça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.