ENDOMARKETING O QUE É E PARA O QUE SERVE

O Endomarketing vem se popularizando nos ultimos anos © Yuri Arcurs - Fotolia.com
O Endomarketing vem se popularizando nos ultimos anos e empresas de sucesso como Natura, Google e Facebook tem tido grandes benefícios por aplica-lo. Imagem © Yuri Arcurs - Fotolia.com

O que empresas tão distintas quanto o Google, Natura e Facebook tem em comum? Dinheiro, Sucesso, liderança de mercado? pensam alguns.  Mas, respondeu certo se pensou “todas usam o Endomarketing para alcançar melhores resultados”.  Nos últimos anos, o Endomarketing tem ganhado importância e popularidade tanto no meio empresarial quanto entre profissionais da área de Marketing, comunicação e propaganda. E isto é de se esperar, pois o sucesso ligado ao Endomarketing é inquestionável, e para se ter certeza disto, basta pensar nos exemplos acima.

Direcionar o olhar do Marketing para o publico interno das empresas   tem sido um dos movimentos estratégicos mais lucrativos do mundo empresarial nos últimos anos. Empresas como Google, Twitter e Facebook se projetaram tanto pelos seus serviços quanto pelos ambientes estimulantes que são capazes de criar para os seu empregados. Aumentando a qualidade de serviços e produtos apenas por trazer importações precisas e úteis sobre  como seus funcionários e colaboradores se encaixam na realização do que as empresas tem veiculado na publicidade tradicional. Não basta apenas dizer que entregamos tal e tal coisa, precisamos entregar o que prometemos.

Assim, o Endomarketing tem alavancado não só o valor comercial de muitas organizações mais  também de seus produtos e funcionários.  Investir no diálogo com colaboradores preocupados como  o que eles fazem, como fazem e para quem fazem já se provou  parte da estratégia responsável pelo sucesso de inúmeras empresas de destaque em suas áreas de atuação como Natura, cosmeticos; ItauUnibanco, setor bancário;  Google inc, ferramentas de busca;  Microsoft, sistemas operacionais e Facebook, redes sociais, para citar apenas algumas das mais conhecidas.

Mas o que é Endomarketing e qual a sua importância?

O conceito de Endomarketing foi cunhado pelo Professor Saul Faingaus Bekin em meados da década de 80. De lá para cá, muita coisa mudou, princípios, técnicas, e formulações tem sido aprofundados  e especializados com o objetivo de garantir tanto o melhor entendimento do processo aos responsáveis pela implementação do Endomarketing. Quanto melhor o programa de Endomarketing: melhor resultados para as empresas que o aplicam.

Alguns fatores contribuíram e ainda contribuem para a importância do endomarketing para empresas e profissionais que desejam crescer ou e manter em uma determinada posição no mercado. Competição internacional, pressão sobre qualidade de produção e a incapacidade do marketing tradicional, sozinho, entregar os resultados esperados e publicitados pelas empresas aos seus clientes são apenas alguns destes fatores. Estes fatores, tornam a existência e aplicação do Endomarketing indispensáveis a maioria dos negócios. Assim, empreender hoje em dia, sem entender os princípios do Endomarketing, pode ser tão desastroso para uma empresa quanto seria para um time de futebol participar de um campeonato internacional sem um técnico.

Da mesma forma, alguns confundem o conceito de Marketing e Endomarketing e acabam não sabendo distingui-los. Muitos se perguntam se é o Endomarketing apenas um sinônimo de comunicação interna? Uma ferramenta do setor de RH? Ou ainda algo mais complexo e poderoso que isto? Por isto, no próximo post desta série, explicamos exatamente o que é Endomarketing, o que ele não é, e para o que  ele serve dentro de uma organização.

5 Comentários para: “ENDOMARKETING O QUE É E PARA O QUE SERVE

  1. Pingback: COMO IMPLEMENTAR O MARKETING DO ENDOMARKETING | Nuvendigital

  2. Pingback: OS 4 PROBLEMAS PRINCIPAIS NA HORA DO ENDOMARKETING | Nuvendigital

  3. Pingback: PALESTRA SOBRE ENDOMARKETING NA ETEBA SALVADOR | Nuvendigital

  4. Pingback: Curso de emprendedorismo online Grátis |

  5. Pingback: Como uma boa comunicação pode salvar sua empresa |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.