ENDOMARKETING : OS 4 PROBLEMAS PRINCIPAIS

Endomarketing pode ser um desafio, mas, os resultados são compensadores. Imagem © Rido - Fotolia.com
Endomarketing pode ser um desafio, mas, os resultados são compensadores. Imagem © Rido - Fotolia.com

Neste terceiro e último post sobre Endomarketing analisaremos os principais desafios e problemas encontrados na hora de implementar um sistema de Endomarketing dentro de uma empresa  ou grupo.

Em entrevista ao FIA (Fundação instituto de Admisnistração ) o professor Saul Bekin, criador do termo Endomarketing faz menção a quatro dificuldades relacionadas a aplicação do Endomarketing nas empresas. De acordo com estas dificuldades são: a rejeição da responsabilidade sobre o endomarketing pelos profissionais de marketing; A percepção da necessidade do endomarketing (apenas) em tempos de crise; e a persistente confusão entre o conceito de Endomarketing e as ferramentas utilizadas por ele e a atribuição da responsabilidade e não da autoridade para apenas um departamento dentro da empresa. Abaixo abordamos cada uma destas dificuldades em detalhes:

As 4 principais dificuldades na hora de se aplicar o Endomarketing

“Endomarketing não é para o setor de Marketing”. A frase anterior marca a resistência por parte de alguns Marqueteiros e profissionais de marketing que não veem no Endomarketing uma oportunidade sua. Acreditam que sua função é falar apenas para o público externo e não para o público interno. Esta atitude é prejudicial pois impede que as habilidades do setor de marketing sejam usadas para atingir os fins propostos pelo Endomarketing.

Falta de preparação. A percepção da necessidade apenas no meio da tempestade. Esta prática não é necessariamente um problema se nos agarramos a premissa : antes tarde do que nunca. Mas ainda podes ser prejudicial pois a empresa deixa de ganhar produtividade enquanto anda não percebe a necessidade de adotar uma estratégia de Endomarketing. Geralmente nota-se a necessidade quando os resultados esperados não são alcançados, o problema é que este ponto pode ser tarde demais.

Endomarketing não sinônimo de comunicação interna. Embora a potencialização da comunicação interna seja uma parte fundamental do Edomarketing ela não se confunde com ele. Isto porque ela é um esforço do Endomarketing e não o Endomarketing, assim como a Publicidade é uma fração importante do marketing mas não se confunde com ele.

Falta de Cooperação entre setores. Sem dúvida, a natureza do Endomarketing é corroborativa. Se a área de marketing tem problemas com outras áreas na hora de sua implementação, certamente, os resultados não serão os esperados. Outro problema ligado a natureza do Endomarketing é quando a responsabilidade pelos resultados, sucessos e fracassos não recai sobre o mesmo agente responsável pelas decisões, o que é feito e o que não é feito.

Desta forma o desenvolvimento de parceria é fator imprescindivel para um aboa execução de um projeto de implementação do Endomarketing nas empresas. Precisa-se estabelecer parceria com o Setor de RH e outros igualmente importantes, tanto quando são identificados os objetivos, valores, e capacidades quando são determinadas as formas de intervenção.Reconhecer talentos e assegurar condições de trabalho  que possibilitem as realização de funcionários independente de idade, área de atuação e habilidades é outro fator essencial dentro da implementação do Endomarketing. Este processo garantirá como  conseqüência melhores resultados  tanto no desenvolvimento de Marca, quanto das  ideias  e estratégias.

Escute abaixo o Podcast Fia sobre Endomarketing com Saul Bekin

podcastfia_saul_bekin_parte1_19_10_11   [audio:http://nuvendigital.com/wp-content/uploads/2012/04/podcastfia_saul_bekin_parte1_19_10_11.mp3|titles=Entrevista com professor Saul Bekin parte 1]

podcastfia_saul_bekin_parte2_20_10_11 [audio:http://nuvendigital.com/wp-content/uploads/2012/04/podcastfia_saul_bekin_parte2_20_10_11.mp3|titles=Entrevista com professor Saul Bekin parte 2]

Mas quem são aqueles que podem se beneficiar do Endomarketing

Qualquer grupo de pessoas que tenham se comprometido a fazer algo ou alcançar um objetivo pode se beneficiar do Endomarketing.  Inicialmente as Empresas são as que mais dispões de capital para fazer este investimento, mas instituições de ensino, Empresas Públicas, Organizações não governamentais e até mesmo Associações das mais diversas podem se aproveitar de um programa de Endomarketing  ou que se utilize dos princípios deste.

De Forma Simples o Endomarketing procura realizar a premissa de que o desempenho externo depende do desempenho interno. E por isto deve permear todos as especialidades de uma empresa. É verdade que, não existe uma fórmula infalível na hora de se aplicar o endomarketing no caso concreto, mas, cada empresa de sucesso tem encontrado uma forma de vincula-lo, adapta-lo e gerencia-lo da melhor forma possível dentro de suas capacidades administrativas. Assim sendo, é bom que a colaboração marque a implementação das parcerias entre o setor de marketing e outros dentro da empresa são fundamentais. Pois todos podem ajudar na hora de desenvolver e aplicar ferramenta que ajudem a explicar o que é o negócio e a responder a perguntas como quem é a empresa e seus membros, o que eles fazem? E como eles, os funcionários se vêem em relação aos objetivos da empresa.

4 Comentários para: “ENDOMARKETING : OS 4 PROBLEMAS PRINCIPAIS

  1. Pingback: Empreendedor Universitário – A importância do Endomarketing para as empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.