NUVEM – COMO GARANTIR A POSSE?

Diamante estão entre os bens mais caros já vendidos. Como proteger seus bens digitais? Imágem© Anatoly Maslennikov - Fotolia.com
Diamante estão entre os bens mais caros já vendidos. Como proteger seus bens digitais? Imágem© Anatoly Maslennikov - Fotolia.com

A condição de posse, ser dono, é um conceito antigo e muito trabalhado em nosso contexto social. A posse é garantida com escritura, contratos registrados, regras que são formalizadas ao longo do tempo. Algumas vezes, em bens menores, não existem tantos protocolos. Antes da Internet, quando não tínhamos o conceito de virtualização ou mesmo de conteúdo digital, poderíamos até discutir sobre o direito autoral, mas a condição mudou.

As empresas estão na nuvem e ainda assim, sem ser palpável, precisamos garantir a posse.

Se por um lado, muitos nem sabem do que estamos falando e resistem a condição desta modernidade, outros tantos já vivem em função desta nova tecnologia e sobrevivem financeiramente neste novo contexto econômico financeiro.

O que não se pode permitir é que mesmo sendo fácil para muitos, exige preocupações: de posse, responsabilidade social e fiscal sobre qualquer negócio, seja ele virtualizado ou não! O conhecimento técnico nem sempre vem junto com o conhecimento organizacional ou contábil e com isto, os novos empreendedores podem se perder ou comprometer o futuro destas novas empresas em função de falhas inaugurais.

O que no início é motivado pela energia do empreendedor, que tem o espírito acelerado e sem grandes expectativas financeiras de resultado, muito se investe. Neste momento, o investidor perde o conceito de viabilidade fiscal e financeira, sobretudo das condições de registro da ideia ou de como irá transformar em negócio lucrativo. Assim existe uma mistura do que é pessoal e jurídico. Acredito que mesmo sendo um negócio, como no mundo físico, a internet também tenha muita informalidade funcionando. Motivando ainda mais a preocupação sobre questões de posse, garantia de direitos e negociações.

Este tema é importante e precisa ser mais bem trabalhado. Sem a posse, não se é dono. Como na internet é tudo muito vulnerável, a condição de segurança jurídica é ainda uma seara sem muita regulamentação, melhor então é previnir e melhorar o planejamento do negócio na nuvem IP.

INDICCA.COM – Equipe de Infraestrutura para NUVEM e Ambiente Seguro de Rede!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.