COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO

Se existe algo que pode levar uma boa ideia de empreendimento ir para o buraco é a falta de um mercado para o serviço ou produto oferecido. Para que o empreendedor tenha uma noção de onde está entrando é bom que dentro do plano de negócios exista uma pesquisa de mercado.

Pela pesquisa de mercado o empresário pode descobri o que seu público-alvo quer consumir. Isso pode ser imprescindível para garantir que seu investimento seja mais “certeiro”.

Um dos primeiros passos para criar uma pesquisa de mercado é saber qual o objetivo da pesquisa. Existe mercado consumidor para o serviço/produto que estou oferecendo? Qual o meu perfil de clientes? Quais os hábitos de consumo dos meus clientes? Como meus concorrentes se comportam?

Esses são apenas alguns dos questionamentos que podem ser respondidos através de uma pesquisa de mercado.
Outro passo importante é definir como irá coletar seus dados. Para os que possuem pressa e dinheiro é possível contratar uma empresa que realize esse serviço. O empresário que não pode pagar por esse serviço pode procurar ajuda em Empresas Júniores de faculdades onde o custo pode ser menor.

Existe também sempre o esquema “faça você mesmo”, nesse caso é uma ideia inteligente criar uma metodologia para a pesquisa.
Existem três métodos básicos que podem ajudar o empreendedor à obter Informações necessárias.

  1. Questionário: Nesse método, o empreendedor leva um questionário para os clientes para que estes respondam sobre suas necessidades;
  2. Entrevista: Já aqui, o empreendedor executa diretamente as perguntas aos clientes como se fosse um repórter;
  3. Pesquisa de similar:  Nesta opção , é que se Observa o que já foi escrito ou publicado sobre o que o empreendedor está pesquisando, muito útil para observar as facetas dos concorrentes.

É inteligente na análise dos dados levar em conta fatores os ambientais que motivaram aquelas respostas. Questões como bairro, taxas de violência na região, até mesmo a coleta de lixo na rua são características que não devem ser desprezadas na sua pesquisa de mercado.
Para aqueles interessados em um modelo específico, sebrae oferece um bem detalhado para a criação de uma pesquisa de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.