Histórias e Receitas: Café e o bolo de café

É difícil quem não goste de um bom cafezinho, mesmo que seja com leite, descafeinado,  misturado com chocolate ou com outros ingredientes; o café faz parte da vida do ser humano a muito tempo.

Acredita-se que o café seja conhecido a mais de mil anos, principalmente no Oriente, na região da Kaffa, e talvez seja por este motivo que tenha recebido este nome.

O café no Brasil

O Brasil ainda é o maior produtor mundial de café e produz as duas espécies: a arábica e a robusta. Na terra brasileira, o café começou a ser plantado no início do século XVIII, mas foi no ano de 1820 que o produto ganhou importância e passou a representar 43,8% das exportações brasileiras, com a venda de 3 milhões de sacas de 60 Kg por ano.

Os estados produtores de café no nosso país são:  Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. A venda do café no Brasil é uma das mais altas, e não é a toa que já recebeu o título da segunda bebida mais consumida no mundo! Seja qual for a variável: com leite, light, sem açucar, com adoçante, gelado ou quente, o café conquista todos os dias a mesa da casa do brasileiro, mas também reparte os momentos de negócios das grandes, médias e pequenas empresas.

Como todos sabem, o café é uma bebida antiga, mas que hoje veem sido servido de receitas para deliciosos lanches e quitutes da gastronomia. O Nuven Digital mostra o curioso bolo de café, e quem o conhece garante que vale a pena saborear este bolo acompanhado de uma farta xícara de café preto ou com leite. Pesquisamos a receita pelo portal On Receitas.com, e registramos abaixo, confira:

 

RECEITA – BOLO DE CAFÉ

Ingredientes:
  • 3 xícaras (chá) cheias de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar (rasas)
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 ovo
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 xícaras (chá) de café forte quente
  • 2 colheres (sopa) de Maizena
  • 1 colher (chá) de fermento
  • 1 colher (chá) de bicarbonato
Modo de Fazer:
Colocar em uma tigela, a farinha de trigo, o açúcar, o óleo, o ovo, o chocolate, o café misturar bem. Depois, acrescentar a maizena, o fermento e o bicarbonato peneirados. Colocar em forma untada e polvilhada de farinha e levar ao forno quente.
Espero que todos tenham gostado de mais um Histórias e Receitas! Em breve teremos muito mais.
Fonte da Receita: On Receitas.com

Leia outros textos de Rodrigo Saraiva:
http://semdiluvio.com.br
http://digitarcomdeus.blogspot.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.