SAIBA A DIFERENÇA ENTRE CITAÇÃO E PLÁGIO

Recentemente um grupo de blogueiros protestou contra o plágio no mundo da blogosfera. O NuvenDigital, inclusive escreveu uma postagem sobre os perigos do plagio para o kibador (Termo usado para blogueiros que copiam texto dos outros), entretanto é preciso que os membros da blogosfera estejam cientes da diferença entre plágio e citação.

O plágio é uma cópia do trabalho de alguém. Normalmente o kibador deixa a entender que o produto exposto é de sua autoria, não dando crédito as fontes da informação.

Não raramente o plagiador alega que está divulgando o blog alheio, entretanto a questão desse argumento é: como o leitor vai ter acesso à página onde o post original foi escrito se o kibador não fez o registro da fonte?

Esse comportamento pode levar o blogueiro copiador até mesmo para a prisão por conta das leis de direitos autorais.
A citação trata-se de uma troca de informações na blogosfera através das postagens. Essa forma de interação é saudável e necessária para que um blog possa crescer já que ela cria novos links. Isso acontece, pois na citação a fonte da informação é revelada.

No caso de cópias de textos inteiros, mesmo quando o blogueiro revela a fonte, o ideal e mais educado é pedir autorização ao escritor do post. Embora quando a fonte do texto está inserida no texto, pedir autorização pode evitar problemas futuros como a fama de kibador.

Nesses casos pode ser útil seguir o exemplo de Lucas Bertolucci responsável pelo blog Mentes Imundas e belas que criou uma coluna chamada “Fala Blogueiro”. Nela os posts de outros blogues são publicados pelos próprios autores originais.

A atividade de blogagem é trabalhosa, kibadores não devem ser tolerados, entretanto a blogosfera não pode virar uma caça as bruxas, já que isso dificultaria interações entre os profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.