COMO SER BEM-SUCEDIDO EM SISTEMAS DE VENDAS DIRETAS E MARKETING MULTINÍVEL

Marketing Multinível, sistemas Pirâmides e Vendas Diretas, quem é quem no mercado de produtos e serviços
Marketing Multinível, sistemas Pirâmides e Vendas Diretas, quem é quem no mercado de produtos e serviços Brasileiro

Se você é daqueles que acredita que todo sistema de vendas diretas é um esquema pirâmide – Já pensou que pode estar enganado?

Ao contrário do que a maioria das pessoas veio a acreditar por causa de esquemas pirâmides trasvestidos de Marketing Multinível, existem sistemas de vendas diretas que são muito corretos e garantem lucros satisfatórios aos seus participantes.

Foi-se, o tempo em que falar sobre vendas diretas ou marketing de rede era sinônimo de vendedores de enciclopédia batendo em nossas portas.

Neste posts explicaremos o que é marketing multinível, a sua diferença dos sistemas pirâmide e como se beneficiar dele. Também separamos várias dicas para quem quer escolher um bom sistema de marketing multinivel e vendas diretas, dentre as várias opções no mercado, e também para quem quer aumentar seus resultados financeiros de forma prática, rápida e eficiente.

O que é marketing multinível MMN ou sistema de vendas diretas?

Marketing multinível  ou multi level marketing é o nome dado a alguns sistemas de vendas diretas. Ele constitui uma estratégia de marketing, ou forma de comercialização e distribuição muito popular.  Ela busca aumentar a velocidade e as vantagens na distribuição de produtos e serviços ao mesmo tempo que reduz o custo da entrega dos produtos. Enquanto que no modelo tradicional de distribuição e marketing  o produto passa por produtor > distribuidor > comerciante> e vendedor antes de chegar as mãos do cliente; no MMN há apenas a relação produtor> cliente/distribuidor

No Marketing multinível o produtor fala direto com cliente/distribuidor sem intermediários. Assim, o custo operacional é reduzido e maiores lucros podem ser compartilhados ou aferidos. Dentro deste sistemas, o cliente pode tanto consumir o produto quanto, se for de sua vontade, apresenta-lo a conhecidos, colegas e amigos, ganhado comissões pelas vendas realizadas.

Assim, os sistemas de marketing multinível fazem uso de uma das ferramentas de marketing mais antigas e testadas do mundo o bom e velho boca a boca, embora com a expansão das tecnologias da comunicação como internet, smartphones e computadores pessoais, uma quantidade cada vez maior de revendedores, empresários e representantes tem encontrado novas formas de divulgar os produtos de sua redes de vendas diretas.

Aprenda como divulgar produtos e serviços pela internet

Existem geralmente três formas de ganhar dinheiro em sistemas de marketing multinível, comissão, prospeção e apadrinhamento. A primeira delas é por revender os produtos você mesmo; a segunda  consiste em  encontrar pessoas interessadas no sistema e que desejam  juntar-se a ele; já a a terceira se resume a ajudar estas pessoas a melhorar suas vendas e progredir dentro do plano da empresa escolhida.

Em todo bom sistema de vendas direta os ganhos referentes aos novos revendedores são vitalícios, isto é você não precisa alcançar metas para ganhar aquilo que lhe é devido. Ou seja, se Maria cadastrou João, ela não precisa vender um valor fixo por mês para ter direito a comissão que lhe é devida. Esta característica nos leva ao fato de que na busca por ganhos rápidos e sistemas milagrosos alguns interessados em marketing multinível acabam entrando em sistemas Pirâmides e tendo prejuízos. Abaixo explicamos o que são sistemas pirâmides e como identifica-los.

O que são sistemas pirâmides

Sistemas pirâmides são uma verdadeira furada. Muitos deles se disfarçam de marketing multinível e acabam causando prejuízos a seus clientes e aos outros representantes do modelo de vendas diretas. O prejuízo é tanto que algumas empresas de sucesso no MMN evitam usar este termo.

Mas como distinguir entre sistemas pirâmides e um bom marketing multinível. Primeiro, e preciso entender o que é um sistema pirâmide em sua essência. Sistemas pirâmides ao contrário do bom marketing multinível e sistemas de vendas diretas são sistemas insustentáveis. Isto ocorre por três razões:

  • Primeiro, muitos sistemas pirâmides não possuem um produto, algo que resolva uma necessidade de um cliente;
  • Segundo, um sistema pirâmide depende mais da subscrição ou captura de novos vendedores do que da venda dos produtos que promove;
  • E terceiro, a matemática dos sistemas permite apenas um número muito pequeno de beneficiados.

Os sistemas pirâmides sem produto: são aqueles em que os membros simplesmente investem dinheiro para entrar e precisam simplesmente recrutar pessoas para fazer o mesmo em sequência. Em um ponto específico do desenvolvimento da pirâmide a pessoa no topo da pirâmide, chamada de  Faraó, recolhe o dinheiro e sai da mesma, deixando um novo Faraó em seu lugar. Eles são tão insustentáveis quanto os outros sistemas pirâmides mais são bem mais fáceis de se identificar.

No entanto alguns sistemas pirâmides adicionam produtos para mascarar suas atividades. No entanto, eles não conseguem oferecer ganhos vitalícios nem estabilidade por muito tempo. Então como separar o trigo do joio e encontrar um bom sistema de vendas diretas? A próxima parte explicará tudo isto em detalhes.

Diferença entre sistema pirâmide e Sistema de Marketing Multinível
Diferença entre sistema pirâmide e Sistema de Marketing Multinível. Enquanto o sistema de Marketing Multinível inclui a noção de um produto e clientes que não se tornam revendedores, os sistemas pirâmides criam uma rede impossível de se sustentar.

Como escolher um bom sistema de Marketing Multinível ou vendas diretas e se proteger de sistemas pirâmides

Abaixo separamos algumas dicas de especialistas que vão te ajudar a diferenciar entre sistemas pirâmides e sistemas de marketing multinivel. Algo para se lembrar é que bons sistemas de vendas diretas não vão impor nenhum tipo de pressão em suas decisões e estarão confortáveis em responder as suas dúvidas e perguntas.

  1. Encontre informações sobre a empresa que te oferece o sistema de “vendas diretas”. Pesquise sobre o produto que eles oferecem. Quem são os clientes? A que necessidades eles são destinados? Faça perguntas;
  2. Entenda as restrições do sistema. O que não pode fazer, quais são os prazos etc. Fale com outros distribuidores e tenha cuidado com agentes implantados – aquelas pessoas que mesmo sem demonstrar recebem dinheiro para falar bem de determinado sistemas;
  3. Escute a opinião de amigos que saibam a diferença entre sistemas pirâmides e sistemas de marketing multinivel;
  4. Tome um pouco de tempo para pensar antes de tomar sua decisão. Pense se este sistema de Marketing Multinível é o melhor para alguém como você, isto é, se ele te dá espaço para exercitar seus talentos
  5. Invista apenas o que você tem – tempo, recursos e habilidades, não tome emprestado ou use o cartão de crédito para fazer empréstimos. Procure diversificar seus investimentos. Se tiver tempo pode participar de mais de um sistema complementar: por exemplo trabalhar com Natura e Polishop e Avon;
  6. Não deixe seu trabalho com salário para se dedicar em tempo integral a um sistema de MMN a menos que já esteja ganhando o suficiente para isto – Um bom sistema de MMN não vai requerer milhões de horas de trabalho, o ideal é que o tempo gasto diminua gradativamente.
  7. Nunca pare de estudar – o marketing e suas estratégias mudam todo o tempo e você precisa estar atualizado para poder oferecer os produtos a outras pessoas de forma cada vez mais eficientes.

Evite o ponto de saturação

Por melhor que seja um sistema de marketing multinível, todos nós precisamos evitar entrar naqueles que já atingiram um ponto chamado de ponto de  saturação. Entrar em sistemas MMN saturados pode ser tão frustrante quanto tentar entrar em um elevador lotado. Simplesmente não surte nenhum resultado e dá muito trabalho.

Isto acontece porque todo produto tem uma demanda máxima, isto é, chega um momento em que as pessoas não compram mais um determinado produto, ou serviço e é neste ponto que novos membros podem achar dificuldades.  O ponto de saturação no mmn nada mais é do que quando existem vendedores, representantes ou  empresários  suficientes no mercado.

Mas se o sistema que você escolheu não atingiu o ponto de saturação ainda. Basta acompanhar  os nosso blog, pois aqui nos sempre damos dicas de como aumentar suas vendas, ser mais convincente para os clientes e aumentar suas chances de sucesso.

[table “7” not found /]

41 Comentários para: “COMO SER BEM-SUCEDIDO EM SISTEMAS DE VENDAS DIRETAS E MARKETING MULTINÍVEL

  1. Fabio, é uma dúvida que MUITOS usuários possuem quando entram nesse mundo de “ganhar dinheiro pela internet”. Acredito que este artigo ficou muito completo e inclusive sanou algumas dúvidas que eu possuo acerca desse assunto. Excelente artigo!

    Abraços, Arlindo Armando

    • Fico feliz, Arlindo. Tem muita gente ai que quer entrar em sistemas d marketing multinível e não encontram informações de pessoas de fora é isto que estamos procurando fazer neste post. O marketing direto quando bem organizado, rende bastante para quem participa dele.

      • Olá Fábio,
        Realmente mercado saturado é tirar leite de pedra. Eu tentei numa empresa que já estava saturada e não deu muita coisa.
        Então conheci outra recentemente, atravé de meu irmão que está no Japão.
        Está começando agora no Brasil e tem um excelente produto para o sistema imunológico.
        Inclusive se alguém quiser saber qual é a Empresa e produto é só dar uma olhadinha no site ou me mandar um email. rudneipaim@globo.com
        Parabéns pelo tópico.

        • Olá Rudnei, Saturação, é realmente algo muito importante quando o assunto é multinível. Como você falou em novas empresas, nós aqui no nuvendigital temos espaços disponíveis a publicidade. Caso você deseje podemos negociar a divulgação de sua rede com você. Pode me enviar um email no fabiobatista@nuvendigital.com

  2. Muito bom este trabalho realizado. O legal no marketing multinível também é que ele se basei em ajudar as pessoas a alcançar as suas metas, realizar sonhos, alcançar objetivos. Claro que é necessário suar a camisa e se conectar com o maior número possível de pessoas, ai vale uma dica que é usar o velho e maravilhoso network para estes contatos. Outra idéia bacana é verificar se o marketing já não está saturado, eu por exemplo trabalho com a Amway e percebo que a empresa vai investir muito no Brasil nos próximos cinco anos e já fiz uma pesquisa, das trinta e nove milhoes de pessoas que habitam o nordeste, nem 1% por cento conhece os produtos. A hora é esta. Vamos juntos

  3. A My Travel and Cash é uma empresa que atua no ramo do turismo e hospedagem e oferece a todos nós a possibilidade de se hospedar nos melhores hotéis e resorts de 3 a 5 estrelas em todo o mundo por um preço bem mais acessível, e ainda ganhar dinheiro com isso veja no video: http://www.youtube.com/watch?v=zpEKg7bKWlg&feature=player_embedded
    não perca essa oportunidade toda etica e informações no site: http://www.mytravelandcash.com para cadastrar coloque no Sponsor UserName: LEOOP grande trabalho Fabio grandes informações você postou sobre MMN.

  4. Parabéns Fábio.
    Este é o melhor post que vi até hoje esclarecendo as diferenças entre MMN e as
    fatais pirâmides. Obrigado por compartilhar teus conhecimentos. Eu (e com certeza muitos outros) consegui ver várias coisas para me alertar contra as falcatruas que se apresentam na Internet. Até agora só tinha visto alertas contra pirâmides disfarçadas mas, você mostrou dados mais práticos facilitando o entendimento.
    Tomei a liberdade de compartilhar este post com meus contatos no Facebook.
    Sucesso e Abraços.
    Leo Otto Brock

    • Obrigado Leo Otto Brock. Te confesso que foi justamente por não entender muito da diferença que decidi fazer uma pesquisa e disponibilizar o conteúdo que eu encontrei. Muita gente é totalmente contra MMN sem nem saber que é uma estratégia de marketing de vendas estudada e recomendada. O que acontece é que muitos sistemas pirâmides, acabam sujando a reputação de empresas de marketing Multinível Sérias. Fiz questão de não fazer apologia ou critica a esta ou aquela empresa. Isto porquê a decisão é sempre sua e temos que respeitar isto! Obrigado pela sua atenção Otto, tudo de bom e muito sucesso em sua vida!

  5. Pingback: Perfumes femininos mais vendidos -Up!Essência |

  6. Pingback: Quero trabalhar por conta própria o que devo fazer |

  7. Pingback: Produtos da china para revenda: como encontrar |

    • Olá você conhece ou já ouviu falar sobre a TelexFree?
      Então a Telexfree é uma empresa onde você irá postar anúncios na internet, são apenas cinco anúncios por dia onde você não gasta mais de dois minutos para fazê-los .
      Se você adquirir uma franquia ganho fixo mensal será de 800,00 por 12 meses e se você indicar pessoas para entrar através de você seu ganho será ainda maior quanto mais pessoas você indicar melhor será faça logo o seu cadastro acesse http://www.telexfree.com/companytelex2
      Não é mentira ou propaganda enganosa acredite e seja um vencedor por favor me ajude a divulgar repassando essa mensagem para seus amigos atenciosamente…

      Assuma um compromisso com você mesmo(a). alcance sua liberdade financeira….

      A empresa que vai mudar sua vida positivamente…

      Venha ser divulgador da TELEX FREE, compre uma franquia para ter direito de trabalhar usando o nome da empresa, entre em contato agora, me envie uma mensagem solicitando mais detalhes!!!
      Fon: 77344651
      ID : 97*150434

  8. Pingback: Saiba o porquê trabalhar com perfumes e cosméticos no Brasil é altamente lucrativo. |

  9. Pingback: Trabalhar com a Amway porque? |

  10. Pingback: Renda passiva - mito ou realidade? |

  11. Pingback: Empresas que fracassaram no marketing multinível |

  12. Pingback: Mas o que é realmente o marketing de atração no MMN? |

  13. Excelente artigo Fábio! O problema maior das empresas que tentam ‘mascarar’ sua pirâmide em forma de MMN, é que realmente não é fácil de se reconhecer. A TelexFree por exemplo, ainda me causa muitas dúvidas… Você poderia falar mais sobre isso? Obrigado!

    • Olá Denilson, Na prática é sempre complicado fazer uma distinção precisa em algumas empresas. Não conheço o funcionamento da telex free por dentro para afirmar se ela é uma pirâmide ou não. Mas concordo com você que ela tem levantado bastante polêmica. Prefiro Indicar as pessoas a trabalharem para si mesmas, seja distribuindo produtos, ou trabalhando com empresas, mas não a se fixarem muito em uma empresa específica. Para quem quer trabalhar com MMN aconselho a trabalhar com 7 ou 8 empresas diferentes. Isto não quer dizer, simultaneamente, mas que investe-se em uma, cria-se uma rede e passa-se para a segunda, terceira e assim por diante. Então se houver um problema com uma, a pessoa ainda tem 7 outros investimentos.

      • Entendi Fábio… Mas hoje em dia, já temos tantas empresas neste segmento que são realmente confiáveis? Poderia citar algumas? Obrigado mais uma vez!

        • Olá Denilson, Hoje eu diria a você que exemplos de empresas que eu conheço que usam bem o MMN só a Natura e a Avon. Alguns elementos são claros na atuação das empresas, elas focam no produto e não na criação de rede, tem um histórico de confiabilidade e um padrão de qualidade. É verdade que podem existir outras empresas no mercado que cheguem perto deste padrão, mas temos que analisar e conferir em comparação com os elementos mencionados no texto. Além disto até estas empresas vão ser alvo de reclamações de vez em quando. Que empresas você tem em mente quando pensa em trabalhar com MMN? Mas a boa notícia é que não precisa passar um dia sequer sem que você não ganhe dinheiro. Com MMN ou sem MMN. Isto quer dizer que enquanto você escolhe uma empresa pode desenvolver seus próprios negócios. Minha dica como sempre é o nosso curso com trabalhar de casa com a Internet. São 10 aulas em vídeos muito boas. Para saber mais é só visitar a página do curso.

          • Boa tarde,

            Creio que há um equívoco quanto a Avon e Natura serem MMN. Elas são marketing mononível, ao ponto que não se criam níveis de profundidade no cadastramento de novos distribuidores.
            Sem propaganda, mas falando com conhecimento de causa, a UP!Essência é um excelente exemplo de MMN, pois o foco da empresa é a qualidade dos produtos e a venda dos mesmos… todas as comissões, bonificações, qualificações e reconhecimentos são baseados em produtos vendidos.
            Querendo conhecer mais, fico a disposição como profissional de MMN para esclarecer dúvidas.
            Podem acessar o site oficial da empresa, se cadastrar gratuitamente que entrarei em contato.
            http://www.upessencia.com.br/324215

  14. Fábio, muito bom mesmo o post. Queria muito entrar em contato contigo e saber mais sobre esse assunto e você o fez. Continue assim e sempre terá seu espaço. Vlw!!!

    ps: parabéns

    • Olá Rafael, Obrigado pelo comentário. Escrever este texto foi o resultado de uma pesquisa bem legal sobre vendas diretas e marketing multinível. Para entrar em contato comigo pode usar o meu e-mail aqui no nuven: fabiobatista@nuvendigital.com . Outra dica é entrar para nossas listas de e-mail, temos uma sobre marketing multinível, e outra sobre trabalho em casa. É só escolher. Sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.