SABER QUAL É O SEU PÚBLICO-ALVO AJUDA A EVITAR PERDAS

Não possuir um público alvo específico para sua empresa pode ser algo problemático. Uma empresa que não define um grupo ao qual queira atingir esbarra em no mínimo 3 problemas no planejamento:

 

 

1- Elaborar divulgação quando não se sabe para quem a mensagem está sendo enviada custa caro e pode ser extremamente ineficiente, pois a mesma ideia não funciona para todo mundo.

 

 

2- Se o empreendedor não sabe o perfil do seu cliente fica complicado estabelecer parâmetros para o serviço. Saber o que  seus consumidores querem é o básico para a criação de um bom atendimento e sem um público-alvo definido a empresa fica no “escuro” para criar  formas de atender os clientes no formato que eles desejam.

 

 

3- Se você trabalha com internet é praticamente impossível prosperar sem um público-alvo. As relações comerciais na rede mundial de computadores são baseadas em conceitos de assimilação de Identidade, os famosos nichos de mercado. Existe público para quase tudo na rede, entretanto existem pouquíssimos produtos que são de interesse de todos.

 

 

Normalmente uma empresa cria o perfil do seu público-alvo ainda no seu plano de negócios junto com as informações necessárias que os bons empreendedores juntam para abrir os suas empresas.

 
Com uma definição mais precisa de para quem a empresa presta serviço o empreendedor pode economizar tempo e dinheiro com ideias que não funcionam com seu nicho de mercado.

 
Para elaborar um perfil da clientela é preciso que o empreendedor esteja disposto a gastar um tempo conhecendo seu cliente e pesquisando.
Um dos primeiros passos pode ser observar o comportamento dos clientes que consomem em empresas que fornecem o mesmo material ou serviço que a sua. Algo próximo do que os acadêmicos chamam de “pesquisa de similar”.

 
Caso você não tenha dinheiro para contratar uma empresa para que ela aplique questionários de pesquisa ou realize entrevistas por aí, o facebook pode ser uma boa saída.

 
Tire suas dúvidas com as pessoas que você acredita serem clientes em potenciais para o seu negócio através de enquetes. Essa opção está disponível no facebook na barra de atualização de status.

 
Por exemplo: você está abrindo um bar e que saber que tipo de música deve tocar para seus clientes. Essa questão seria facilmente respondida criando a enquete no facebook e o comerciante teria uma trilha sonora em seu estabelecimento praticamente escolhido pelos clientes fãs de rock.

 
Sem um público alvo definido fica complicado para o empreendedor prosperar em seu negócio, afinal, como um relacionamento pode funcionar quando um não sabe o que o outro quer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.